A velocidade mais provável das moléculas de um gás quando está a uma temperatura T 2 é igual à velocidade média quadrática das moléculas do gás quando está a uma temperatura T 1 . Calcule a razão T 2 / T 1 .

Passo 1

Bom, vamos lembrar das fórmulas para o que foi mencionado no enunciado. A velocidade mais provável das moléculas de um gás (em uma temperatura T 2 ) é essa aqui:

V p = 2 R T 2 M

E a velocidade média quadrática (em uma temperatura T 1 ) é essa aqui:

V m é d = 3 R T 1 M

Passo 2

Beleza. Agora o enunciado disse também que essas duas velocidades aí são iguais, então:

V p = V m é d

2 R T 2 M = 3 R T 1 M

E é só dar uma arrumada nisso pra chegar na resposta:

2 R M T 2 = 3 R T 1 M   T 1

T 2 T 1 = 3 R M 2 R M

Agora cortando o que for possível:

T 2 T 1 = 3 2

E elevando tudo ao quadrado:

T 2 T 1 = 3 2

Pronto!

Resposta

A razão é 3 / 2 .

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Ar escoa supersonicamente sobre uma superfície que muda de direção duas vezes, como na Figura P9.146. Calcule (a) M a 2 e (b) p 3 .
O escoamento de ar a M a 1 = 3,2 passa por uma deflexão de choque oblíquo de 25°. Que giro de expansão isentrópica é necessário para trazer o escoamento de volta para (a) M a 1 e (b)p 1 ?
Um bocal convergente-divergente com razão de área de saída 4:1 e p 0 = 500 kPa, como na Figura P9.147, opera em uma condição subexpandida (caso I da Figura 9.12b). A pressão do recipiente é p a = 10 k
A seguinte fórmula foi sugerida como alternativa à Equação (9.86) para relacionar o número de Mach a montante ao ângulo da onda de choque oblíqua b e ao ângulo de deflexão u:Você pode demonstrar se es
Para um gás que contém N moléculas, seria correto dizer que o número de moléculas com velocidade v é igual a f { v ) ? Ou seria correto dizer que esse número é N f { v ) ? Explique suas respostas.