Enunciado
Física - Fundamentos de Física - Mecânica Volume 1 - 8ª Edição - David Halliday, Jearl Walker e Robert Resnick- Ed: 8º - Capítulo 5.Problemas Adicionais - Ex. 88
Você puxa um pequeno refrigerador com uma força constante em um piso encerado (sem atrito), com na horizontal (caso 1) ou com inclinada para cima de um ângulo (caso 2). (a) Qual é a razão entre a velocidade do refrigerador no caso 2 e a velocidade no caso 1 se você puxa o refrigerador por certo tempo ? (b) Qual é essa razão se você puxa o refrigerador ao longo de certa distância ?
Passo 1
Qual seria a razão das duas velocidades em (a)? Certo, se pensarmos na aceleração como , adicionarmos esse termo na equação da força resultante e posteriormente isolarmos a velocidade chegamos nessa equação:
Passo 2
Essa é a velocidade 1. Para a velocidade no plano inclinado, devemos lembrar que a componente que afeta a o movimento em si é a seno assim temos a mesma equação multiplicada apenas pelo .
Passo 3
Agora podemos calcular essa belezura de razão, vamos lá.
Passo 4
Para a (b) podemos usar a equação de Torricelli (), além disso, chamaremos a aceleração de , começando os cálculos para a velocidade 1 temos:
Passo 5
Para a velocidade 2 temos a mesma coisa, porém a força é multiplicada pelo , assim chegamos nessa equação:
Fazendo a razão entre e , chegamos em:
Resposta
- (b)