Como mostrado na Figura P7.44, um barbante leve que não estica muda da horizontal para a vertical enquanto passa pela beirada de uma mesa. O barbante conecta , um bloco de originalmente em repouso na mesa horizontal a uma altura acima do chão, a , um bloco pendurado de originalmente a uma distância acima do chão. Nem a superfície da mesa nem a beirada exercem qualquer força de atrito cinética. Os blocos começam a se mover do repouso. O bloco deslizante é projetado horizontalmente depois de chegar à beirada da mesa. O bloco pendurado para sem ricocheteio quando atinge o chão. Considere os dois blocos mais a Terra como o sistema. (a) Encontre a velocidade na qual deixa a beirada da mesa. (b) Encontre a velocidade de impacto de no chão. (c) Qual é o menor comprimento do barbante para que não fique esticado enquanto está em voo? (d) A energia do sistema, quando é liberado do repouso, é igual àquela imediatamente antes de atingir o chão? (e) Por que sim ou por que não?
Passo 1
E aiii gente, tudo bem com vocês?
Vamos fazer uma questãozinha aqui?
Vem comigo!
Letra a:
A energia mecânica é conservada no sistema blocos-Terra:
Passo 2
Letra b:
Para o bloco de 3.50 kg a partir do momento em que a corda afrouxa até antes que o bloco atinja o chão, a conservação de energia nos dá:
Passo 3
Letra c:
O bloco de 3.50 kg leva este tempo em voo para o chão: de , temos . A sua componente horizontal de deslocamento no impacto é então:
Passo 4
Letra d:
Não
Passo 5
Letra e:
Parte da energia cinética de é transferida como som e alguma é transformada em energia interna em e no chão.
Resposta
- Não
- Parte da energia cinética de é transferida como som e alguma é transformada em energia interna em e no chão.