Por que a seguinte situação é impossível? Um bibliotecário levanta um livro do chão até uma prateleira alta, realizando de trabalho no processo de levantamento. Quando ele vira as costas, o livro cai da prateleira de volta no chão. A força gravitacional da Terra sobre o livro realiza de trabalho sobre o livro enquanto ele cai. Como o trabalho realizado era , o livro bate no chão com de energia cinética.
Passo 1
E aiii gente, tudo bom com vocês?
Vamos fazer mais uma questãozinha aqui?
Vem comigo!
Precisamos ter muito cuidado ao identificar o trabalho interno e externo no sistema livro-Terra. Os primeiros 20.0J, feitos pelo bibliotecário no sistema, é um trabalho externo, então o sistema agora contém um adicional de 20.0J comparado à configuração inicial.
Quando o livro cai e o sistema retorna à configuração inicial, os 20.0J de trabalho realizado pela força gravitacional da Terra é trabalho interno. Este trabalho apenas transforma a energia potencial gravitacional do sistema em energia cinética. Não adiciona mais energia ao sistema.
Portanto, o livro atinge o solo com 20.0J de energia cinética. O sistema livro-Terra agora tem energia potencial gravitacional zero, para uma energia total de 20.0J, que é a energia colocada no sistema pelo bibliotecário.
Resposta
Ver resposta.