Espectro Atômico
Produzido por Bruno SoaresTeoria
Fala aí, seja muito bem vindo ao Responde Aí! Bora aprender sobre Espectros Atômicos?!
O que é um Espectro Atômico
Os átomos absorvem e emitem luz de vários comprimentos de onda. Porém, uma coisa que nunca havia sido bem compreendida era que essas emissões e absorções eram discretas. O que isso quer dizer?

Quer dizer que apenas valores bem específicos de comprimentos de onda eram emitidos e absorvidos. O conjunto de comprimentos de onda emitidos ou absorvidos por um átomo é chamado espectro atômico.
📢 Clique para ver mais:
Espectro Atômico do Hidrogênio
O átomo mais simples possível é o hidrogênio, o espectro de absorção do hidrogênio tem essa carinha aqui:

As linhas do espectro de hidrogênio não consistem apenas do espectro visível como a nossa imagem do ferro: ele tem linhas na região do infravermelho e linhas na região do ultravioleta. Na verdade, o hidrogênio só emite e absorve quatro comprimentos de onda na faixa da luz visível.
Após vários experimentos encontrou-se uma expressão geral para todas as linhas do espectro do hidrogênio, tanto as da luz visível quanto outras.
Onde $n_{baixo}
Onde:
A constante
Cada nível de energia corresponde a um valor de
O hidrogênio tem apenas um elétron, que pode estar em diversos níveis eletrônicos (camadas) que dão diferentes energias para o átomo.
Você também pode conferir esse conteúdo em vídeo:
Variação de Energia
Quando um átomo de hidrogênio emite ou absorve luz, sua energia varia, e como sabemos da quantização da energia, podemos dizer que, em uma transição, temos:
Onde
Onde
Séries de hidrogênio
Todo o espectro atômico do hidrogênio é deduzido pela fórmula que vimos acima. Contudo, ao longo da história, essa fórmula foi encontrada experimentalmente para diferentes faixas de comprimento de onda, e só depois de muito tempo que todas foram unificadas na fórmula dada acima e, depois de unificadas, explicadas por Bohr. Por isso o espectro de hidrogênio é dividido em diferentes classificações chamadas Séries do Hidrogênio. Cada uma dessas classificações corresponde a um valor de

Na tabela acima podemos conferir as séries de Lyman, Balmer, entre outros.
Agora vamos praticar com exercícios?