Diga se as seguintes declarações são verdadeiras ou falsas. Se falsas, explique por quê:
a) Quanto maior a energia de ligação por núcleon mais estável é o núcleo.
b) Núcleos físseis podem sofrer fissão quando atingidos por nêutrons lentos, mas nêutrons rápidos são necessários para a fissão de núcleos fissionáveis.
c) Uma massa subcrítica de material fissionável é instável e pode explodir.
d) Para que ocorra fusão, as partículas que colidem devem ter energia cinética elevada.
Passo 1
a) Verdadeira!
A questão só pede pra justificar as falsas mas vamos entender o porquê dessa ser verdadeira, né?
É pelo que tá escrito na letra a) que os fenômenos de fusão e fissão acontecem. Vamos pensar devagar: se a energia de ligação por núcleon é grande, isso quer dizer que eles estão fortemente ligados, né? Ou seja, para a gente quebrar essa ligação a gente vai ter que ceder muiiita energia e vai ser bem difícil: por isso eles são mais estáveis 😊 A fissão e a fusão acontecem porque os núcleos que não tem essa energia alta fazem de tudo pra ter (e, assim, se estabilizar!)
Passo 2
b) Falsa! É justamente ao contrário: núcleos fissionáveis são aqueles que se fissionam com qualquer estilo de nêutron, inclusive os lentos. Já os núcleos físseis precisam de nêutrons acelerados para serem fissionados.
Passo 3
c) Falso! Esse é o caso da massa supercrítica. A massa subcrítica não tem nêutrons suficientes para manter a reação em cadeia a uma velocidade constante, e a reação pode até mesmo parar. Já se a massa for supercrítica, a reação pode perder o controle e explodir!
Passo 4
d) Verdadeira!
As partículas na fusão precisam vencer a repulsão entre núcleos (cargas positivas) e, para isso, elas precisam de uma temperatura muito grande – o que acelera bastante as partículas e cede bastante energia pra elas! O difícil da fusão é justamente isso: como as partículas precisam de uma energia muito grande, essas reações são bem pouco feitas pra produção de energia.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)