3º EE de Física 2 da UFPE - 2013.1
Física 2 - UFPE
Uma amostra de chá quente e uma amostra de gelo são colocadas em um recipiente termicamente isolado e se espera até que entrem em equilíbrio. O gráfico ao lado ilustra a dependência temporal da temperatura das amostras.Admitindo que as propriedades térmicas do chá são idênticas à da àgua, considere as afirmações abaixo sobre a situação de equilíbrio:
(i) A temperatura de equilíbrio está acima da temperatura de congelamento da água.
(ii) O líquido congelou parcialmente.
(iii) O gelo derreteu parcialmente.
Quais são as verdadeiras?
- Todas
- Apenas(iii)
- Apenas(i)
- Apenas(ii)
- (ii) e (iii)
- (i) e (iii)
- (i) e (ii)
O interior de uma casa é mantido a uma temperatura constante, abaixo da temperatura do ambiente exterior, por condicionadores de ar instalados em cada cômodo. No cômodo, a parede em contato com o ambiente externo tem área de e espessura de e o aparelho opera com uma pot^encia útil de . No cômodo a parede em contato com o ambiente externo é constituída do mesmo material, mas tem espessura de e área de . Qual é a potência útil do aparelho do cômodo em ?
Considere os processos: (i) Um objeto é lançado sobre uma mesa com coeficiente de atrito cinético e, devido à ação do atrito, atinge o repouso após certo intervalo de tempo; (ii) Um gás confinado a um recipiente em contato com um reservatório térmico expande isotermicamente. Qual da alternativas abaixo corresponde, respectivamente, à variação de entropia do sistema objeto+mesa no processo (i) e a variação da entropia do gás no processo (ii).
Calcule a variação de entropia associada ao processo de evaporação de de mercúrio, sabendo que o material evapora a .
(Dados: calor latente de evaporação = ; calor específico à temperatura ambiente ).
Em 3 experimentos distintos, um gás diluído é mantido em equilíbrio dentro de um recipiente em temperaturas diferentes. A figura ao lado mostra a distribuição de equilíbrio das velocidades moleculares do gás nos 3 experimentos. No final de cada experimento, liga-se um dispositivo que permite que todas as moléculas com velocidade superior a escapem do recipiente. Considere as afirmações abaixo:
(i)
(ii) A probabilidade de uma molécula escapar do recipiente é maior no experimento .
(iii) No experimento 2 o número de moléculas que escapam é maior que do total de moléculas.
Quais são as verdadeiras?
- Todas.
- Apenas(iii).
- Apenas(i).
- Apenas(ii).
- (ii) e (iii).
- (i) e (iii).
- (I) e (ii).
Quando são adicionados na forma de calor a certo gás ideal sujeito à pressão atmosférica (), seu volume aumenta de para .
- Calcule os calores específicos molares deste gás. Expresse suas respostas em termos de
- Determine o númerode graus de liberdade das moléculas do gás e responda se este gás é monoatômico, diatômico ou poliatômico (suponha que as moléculas não vibram).
Um gás passa pelo ciclo abca mostrado no diagrama ao lado.O trabalho total realizado é . Ao longo da trajetória , a variação de energia interna é e o valor absoluto do trabalho realizado é . Ao longo da trajetória , a energia transferida na forma de calor é . Qual das alternativas abaixo corresponde respectivamente aos valores em joules de: energia transferida em
forma de calor ao longo da trajetória e o calor total no ciclo?
A máquina de Stirling funciona com um ciclo termodinâmico formado de 4 processos mostrados no diagrama ao lado. Os processos são isotérmicos enquanto são isovolumétricos.Suponha que a substância de trabalho são de um gás ideal diatômico e que o motor opera entre as temperaturas e (Quando necessário use e ).
- Calcule, para o ciclo, o calor absorvido e o trabalho realizado pelo gás sabendo que
- Calcule a eficiência deste motor e compare com a eficiência de uma máquina de Carnot operando entre as temperaturas mais alta e mais baixa do ciclo. Expresse os resultados na forma de fração.