PF de Física 2 da UFPE - 2015.2
Física 2 - UFPE
Uma esfera homogênea feita de poeira (podemos penetrá-la) tem massa e raio . Sendo a constante gravitacional de Newton, qual é o módulo da aceleração que uma partícula pontual localizada a uma distância do centro da esfera sentirá por conta da atração gravitacional da esfera?
Ver solução completaUma placa retangular homogênea pode ser pendurada em uma parede com uma corda e um prego de três formas diferentes, como mostra a figura abaixo. A força de tração na corda é
maior no caso 1 e menor no 3.
maior no caso 1 e menor no 2.
maior no caso 2 e menor no 3.
maior no caso 2 e menor no 1.
maior no caso 3 e menor no 1.
maior no caso 3 e menor no 2.
a mesma nos três casos.
Ver solução completaA água se move com uma velocidade 8,00 m/s em um cano com uma seção reta de a uma pressão de Pa. Em seguida, a água desce gradualmente metros enquanto a seção reta do cano aumenta para ao fim da descida. Determine a pressão da água logo após a descida.
Ver solução completaMarque a afirmação ERRADA.
A temperatura de um gás ideal é uma medida da energia cinética média por partícula.
Quando estamos ao lado de uma fogueira, a maior parte do calor que recebemos é transmitido por radiação.
Aquecedores de ambientes devem ser instalados próximos ao chão para que o calor seja eficientemente distribuído por convecção.
Em um gás ideal, o calor específico molar a pressão constante é sempre maior que o calor específico molar a volume constante.
Se um sistema termodinâmico sofrer uma transformação tal que ao fim do processo ele volte ao mesmo estado inicial, sua variação total de calor sería nula.
Ver solução completaNa figura ao lado temos três barras de metal idênticas. No caso (A) elas são soldadas lado a lado e mantidas a uma temperatura no lado esquerdo e no lado direito. Em 3 minutos são conduzidos de calor. Quanto tempo levaria para que fossem conduzidos os mesmos se as placas fossem soldadas uma por cima da outra conforme ilustrado na figura (B)?
Ver solução completaSuponha que queremos dobrar a temperatura de uma certa amostra de gás ideal e temos duas maneiras de realizar isso partindo do mesmo estado inicial, mas chegando a estados finais diferentes: através do processo A, que ocorre de forma reversível a volume constante, ou através do processo B, que ocorre de forma reversível a pressão constante. Podemos dizer que o módulo da variação de entropia
é o mesmo nos dois processos.
é maior no processo A.
é maior no processo B
é nulo em B.
é maior em A apenas se o gás for poliatômico.
é maior em B apenas se o gás for poliatômico.
Ver solução completaSuponha que queremos comprimir uma certa amostra de gás ideal até que ela atinja metade do volume inicial e que podemos fazer isso de três maneiras reversíveis: através de um processo adiabático, de um processo isotérmico ou de um processo isobárico (pressão constante), sempre partindo do mesmo estado inicial. Coloque esses processos na ordem crescente do trabalho exigido de um agente externo para realizar essa compressão (ou seja, ordene do menor trabalho exigido para o maior trabalho exigido).
Adiabático, isotérmico, isobárico.
Adiabático, isobárico, isotérmico.
Isotérmico, adiabático, isobárico.
Isotérmico, isobárico, adiabático.
Isobárico, isotérmico, adiabático.
O trabalho é o mesmo nos três casos.
Ver solução completaA figura ao lado mostra a velocidade de um bloco de massa preso a uma mola executando um movimento harmônico simples. Qual é a energia potencial elástica do sistema quando ? Sua resposta deve estar em Joules.
Ver solução completa
A figura ao lado mostra três fontes sonoras pontuais isotrópicas uniformemente separadas ao longo de um eixo . As fontes emitem sons de mesmo comprimento de onda λ, mesma amplitude e estão em fase. Um ponto é mostrado sobre o eixo . Suponha que quando as ondas se propagam até suas amplitudes se mantêm praticamente constantes. Qual é a amplitude de onda resultante em se a distância mostrada na figura for, respectivamente, λ/4, λ/2 e λ?
Ver solução completaUma corda com de comprimento e massa tem suas duas extremidades fixadas e está sujeita a uma tensão de . Qual é a frequência de ressonância mais baixa dessa corda?
Ver solução completa
Uma criança está oscilando em um balanço de forma a descrever um movimento harmônico simples em frente a um apito, como ilustrado na figura ao lado. O apito emite um som de frequência f. Em que local da trajetória a criança ouve o som de menor frequência?
Ponto A
Ponto B se aproximando do apito
Ponto C se aproximando do apito
Ponto D
Ponto C se afastando do apito
Ponto B se afastando do apito
Ponto C, tanto se aproximando quanto se afastando
Ver solução completa