2º EE de Física 2 da UFPE - 2014.2
Física 2 - UFPE
Cinco osciladores massa-mola, numerados de 1 a 5, estão suspensos no teto de uma sala. Uma britadeira cuja frequência de operação é fura o teto desta sala, forçando as massas a oscilarem. Os osciladores possuem todos a mesma massa e as constantes de mola têm os valores ; ; e . O oscilador que deve ter a maior amplitude de oscilação devido à perturbação externa é o:
a) oscilador 1
b) oscilador 2
c) oscilador 3
d) oscilador 4
e ) oscilador 5.
Ver solução completaUma massa é presa a duas molas, ambas de constante elástica , conforme a figura abaixo. A coordenada mede o deslocamento da massa em relação à sua posição de equilíbrio, onde ambas as molas encontram-se relaxadas.
a)Use a segunda lei de Newton para obter a equação de movimento, que relaciona e
b) No instante a massa encontra-se em , com velocidade . Escrevendo a equação para o deslocamento instântaneo na forma determine os valores numéricos de .
c) Determine a energia total do sistema, nas condições do ítem (b).
Ver solução completaNo instante a amplitude de uma onda transversal que propaga na direção de com velocidade é dada pelo gráfico abaixo. No sistema a equação que descreve a onda é:
a)
b)
c)
d)
e)
Ver solução completaDois alto-falantes idênticos, separados por uma distância , emitem ondas sonoras de frequência e intensidade em direções opostas, conforme mostra a figura abaixo. Considerando a velocidade do som e supondo que a intensidade de cada alto-falante é constante na região entre eles, podemos afirmar que as intensidades do som respectivas aos pontos A, B e C, indicados na figura são:
a)
b)
c) ;
d) ;
e) ;
f ) .
Ver solução completaDois carros viajam na mesma direção e sentido. O carro aproxima-se com velocidade de uma sirene estacionária, onde é a velocidade do som. O carro afasta-se da sirene, com a mesma velocidade Denotando por as frequências do som detectadas pelos carros , respectivamente, podemos afirmar que:
a)
b)
c)
d)
e)
Ver solução completaNa figura abaixo a extremidade de uma corda é presa a um oscilador senoidal de frequência e a outra é presa a uma massa , passando por uma roldana. A massa específica da corda é e a amplitude do oscilador é suficientemente pequena para que o ponto possa ser considerado um nó.
a) Qual deve ser a massa para que o oscilador produza uma oscilação no harmônico da corda? Expresse sua resposta em termos de
b) Nas condições do item (a) determine a ordem do harmônico se dobrarmos o comprimento da corda, mantendo tudo o mais inalterado.
Ver solução completa