3º EE de Física 2 da UFPE - 2015.2
Física 2 - UFPE
Uma onda harmônica se propaga em uma corda fazendo a corda oscilar na direção . A massa específica linear da corda é . Os deslocamentos da corda nas posições e variam com o tempo de acordo com as seguintes equações:
Onde o tempo está em segundos, ao passo que estão em centímetros.
- Quais são a amplitude e o período dessa onda harmônica?
- Se for o valor do comprimento de onda em metros, qual será a tensão na corda em termos de ?
- Qual é o maior comprimento de onda compatível com os dados do enunciado?
Dica: Note que a função pode ser equivalentemente escrita como para qualquer número inteiro , ou seja, uma fase de pode ter sido omitida no enunciado. Por isso, há vários valores possíveis para o número de onda angular.
Ver solução completaObserva-se que o ângulo entre um pêndulo simples e sua posição de equilíbrio varia da seguinte forma no tempo:
Onde o tempo está em segundos e o ângulo em radianos. Qual das afirrmações abaixo descreve melhor o sistema:
a) O pêndulo oscila livremente, sem atrito e sem força externa periódica;
b) O pêndulo está sofrendo uma força externa de frequência não sofre atrito;
c) O pêndulo está sofrendo uma força externa de frequência e não sofre atrito;
d) O pêndulo está sendo empurrado periodicamente com frequência igual à frequência de ressonância.
e) O pêndulo está sofrendo uma força de atrito e não sofre uma força externa periódica.
Ver solução completaUm bloco preso a uma mola executa um movimento harmônico simples. No instante, o bloco está exatamente no ponto intermediário entre a posição de equilíbrio da mola e a posição na qual a distensão da mola é máxima.Pode-se dizer que, nesse instante , a energia cinética do sistema massa-mola é:
- 3 vezes maior que a energia potencial elástica.
- 2 vezes maior que a energia potencial elástica.
- igual à energia potencial elástica.
- da energia potencial elástica.
- da energia potencial elástica.
- Impossível de ser comparada à energia potencial elástica.
A figura ao lado mostra o deslocamento de um bloco preso a uma mola executando uma movimento harmônico simples. Qual é o módulo da velocidade máxima que o bloco pode ter? A resposta deve estar na unidade
Três alto-falantes , e emitem ondas sonoras idênticas e em fase. Os alto-falantes estão em posições diferentes em relação ao detector , mas todos estão contidos em um mesmo plano, como ilustrado na figura ao lado.
- Suponha que o alto-falante está desligado, ou seja, considere apenas os alto-falantes e . Nesse caso, quais são os comprimentos de onda que fazem com que nenhum sinal sonoro chegue ao detector ?
- Agora, suponha que o alto-falante foi ligado, de forma que os três alto-falantes estão emitindo ondas sonoras. Nesse caso, qual é a menor frequência que faz com que o som que chegue ao detector tenha a maior amplitude possível?
Dados:
Ver solução completaMarque a alternativa Errada:
a) Quando fazemos a corda de um violão soar, formam-se ondas estacionárias e escutamos as frequências de ressonância da corda.
b) Se quadruplicarmos a tensão de uma corda cujas extremidades estão fixas, a frequência de ressonância fundamental dobrará..
c) Enquanto uma onda progressiva se propaga em uma corda esticada, a quantidade de energia em cada pedaço da corda não é constante, pois a energia é transportada pela onda.
d) A velocidade de propagação de uma onda harmônica em uma corda cresce linearmente quando aumentamos a frequência da onda.
e) As velocidades máximas das partículas de uma corda oscilante dependem da amplitude e da frequência da oscilação.
Ver solução completaUm submarino Russo com velocidade está seguindo um submarino Americano que move-se com velocidade , conforme ilustrado ao lado. O submarino Russo emite uma onda sonora com frequância e que se propaga na água do mar com velocidade . Qual frequância é detectada pelo submarino americano?