PF de Física 2 da UFRJ - 2014.2
Física 2 - UFRJ
Considere um tubo horizontal cuja seção reta diminui ao longo do seu comprimento. Se um fluido incompressível estiver escoando da seção larga para a estreita, então:
- A velocidade e a pressão diminuirão.
- A velocidade diminuirá, mas a pressão aumentará.
- A velocidade aumentará, mas a pressão diminuirá.
- A velocidade e a pressão aumentarão.
- A velocidade OU a pressão se modificará, mas não ambas.
Em um dia úmido, o vapor d’água se condensa sobre uma superfície fria. Neste processo, a entropia DA ÁGUA:
- Aumenta, pois o processo é irreversível.
- Diminui.
- Fica constante, pois não há variação de temperatura na mudança de fase.
- Não é possível dizer sem dados sobre a superfície fria.
- Vai a zero, pois a água não estará mais na forma de gás.
Marque a opção que indica quais das afirmativas abaixo estão INCORRETAS:
- A soma de duas ondas estacionárias quaisquer também apresenta nós permanentes.
- Um pulso em uma corda é invertido ao ser refletido em uma extremidade fixa.
- A velocidade de propagação de uma onda mecânica depende da intensidade da força restauradora sobre as partículas do meio.
- Somente I.
- Somente II.
- Somente III.
- Somente I e II.
- Somente II e III.
- Somente I e III.
- Todas estão corretas.
- Nenhuma está correta.
Marque a alternativa INCORRETA:
- Uma onda estacionária pode ser descrita como a combinação de duas ondas progressivas de mesma frequência e sentidos opostos se propagando com a mesma velocidade.
- A combinação de duas ondas harmônicas progressivas de mesmo sentido e freqüências ligeiramente diferentes, se propagando com a mesma velocidade, resulta em uma onda progressiva com amplitude variável.
- A amplitude de onda resultante da interferência de duas ondas progressivas depende da diferença de fase entre as duas.
- A amplitude da onda resultante da interferência de duas ondas progressivas depende da amplitude de cada uma.
- A amplitude da onda resultante da interferência de duas ondas progressivas com sentidos opostos é sempre zero.
Considere dois pêndulos simples, de mesmo comprimento presos a um mesmo ponto como mostra a figura. A partícula de massa é solta do repouso a uma altura em relação a posição de equilíbrio e atinge a partícula de massa em Anteriormente, a partícula de massa estava em repouso, na posição de equilíbrio. Após a colisão as duas partículas permanecem juntas. Considere a aceleração da gravidade conhecida e que, tanto antes quanto depois da colisão, vale a aproximação de pequenos ângulos para ambos os pêndulos.
- Calcule a frequência angular do sistema após a colisão.
- Obtenha as condições inicias do sistema em
- Calcule a amplitude do sistema após a colisão.
Um mol de gás ideal monoatômico é submetido ao ciclo mostrado na figura.
- Desenhe o ciclo correspondente no plano (P.V) especificando o tipo de cada etapa.
- Calcule o trabalho realizado (ou sofrido) pelo gás em cada etapa, em termos dos dados da figura e da constante universal dos gases .
- Calcule o calor absorvido (ou cedido) pelo gás em cada etapa, em termos dos dados da figura e da constante universal dos gases .
- Este ciclo corresponde a um motor ou a um refrigerador? Por quê?
Três osciladores têm freqüências angulares , onde é a frequência de uma força externa harmônica a eles aplicada. Sobre as respectivas amplitudes e , das oscilações no regime estacionário, podemos afirmar que:
- e
- e
Considere um carro movendo-se com velocidade em direção a uma parede, conforme a figura. O carro tem uma sirene, que está ligada, e emite som de frequência . Um observador parado, junto à parede, recebe as ondas sonoras e mede uma frequência . As ondas refletidas pela parede são recebidas pelo motorista do carro, que mede uma frequência . Marque a alternativa correta:
Considere um sistema termodinâmico cuja energia interna é dada por . Ele RECEBEU uma quantidade de calor e um trabalho foi realizado SOBRE ELE POR um sistema externo, de modo que sua energia interna mudou para . Marque a alternativa que expressa corretamente a primeira lei da termodinâmica neste processo.
Das afirmações que seguem, diga quais são verdadeiras: (i) Em um gás ideal o módulo da velocidade de uma molécula é inalterado após uma colisão dessa molécula com as paredes do recipiente que contem o gás. (ii) Num gás ideal não há uma energia potencial de interação entre as suas moléculas. (iii) A energia interna de um gás ideal é proporcional à sua temperatura e inversamente proporcional à sua pressão.
- Apenas (i).
- Apenas (ii).
- Apenas (iii).
- Apenas (i) e (ii).
- Apenas (i) e (iii).
- Apenas (ii) e (iii).
- Todas elas.
- Nenhuma delas.