P2 de Física 3 da UNICAMP - 2018.1
Física 3 - UNICAMP
Quando se coloca um dielétrico no interior de um capacitor carregado com carga , a capacitância dele se altera e teremos:
- Campo elétrico nulo no interior do capacitor;
- Campo elétrico no interior do capacitor aumentará devido ao dielétrico ser polarizável;
- A capacitância diminuirá;
- Campo elétrico no interior do capacitor diminuirá devido ao dielétrico ser polarizável;
- A capacitância do capacitor se tornará nula.
Dois capacitores de placas paralelas, com a mesma separação entre as placas, mas com capacitâncias diferentes, são ligados em paralelo a uma bateria. Ambos os capacitores são preenchidos com ar. A grandeza que NÃO é a mesma para os dois capacitores quando eles estão completamente carregados é:
- A diferença de potencial;
- A densidade de energia;
- O campo elétrico entre as placas;
- A carga na placa positiva;
- A constante dielétrica.
Dois resistores cilíndricos são feitos do mesmo material (mesma resistividade). O resistor 2 tem o dobro do comprimento e o dobro do diâmetro do resistor 1. Qual é a razão enre suas resistências?
- ;
- ;
- ;
- ;
- .
Um capacitor de placas paralelas é carregado com uma carga por uma bateria de ddp . Mantendo-se a bateria ligada, uma lâmina de material plástico de constante dielétrica é inserida entre as placas do capacitor, sem alterar as demais propriedades do sistema. A nova carga nas placas e o novo campo elétrico entre elas são, respectivamente:
- e ;
- e ;
- e ;
- e ;
- e ;
Uma cafeteira automática usa um elemento de aquecimento resistivo para ferver de água que estavam inicialmente à temperatura de . A corrente consumida pela cafeteira é quando ligada a uma tomada de . Dado que o calor específico da água é aproximadamente , quanto tempo, aproximadamente, a água leva para ferver?
- 20 minutos;
- 10 minutos;
- 5 minutos;
- 1 minuto;
- 15 minutos.
A corrente flui da esquerda para a direita no condutor mostrado. O campo magnético está dirigido para “dentro” da página e o ponto S está a um potencial maior que o ponto T. Os portadores de carga:
- São negativos;
- São positivos;
- São neutros;
- São ausentes;
- Movem-se com velocidade próxima à da velocidade da luz.
Uma barra metálica neutra está se movendo com velocidade constante para a direita, em uma região onde há um campo magnético constante apontando perpendicularmente para fora da página. Qual dos seguintes diagramas descreve melhor a distribuição de cargas na superfície da barra metálica?
- A;
- B;
- C;
- D;
- E.
Uma partícula carregada movimenta-se através de um campo magnético uniforme. Considere as seguintes afirmações a respeito do campo magnético:
- Ele exerce uma força que é perpendicular à direção do movimento da partícula;
- Ele exerce uma força que tem a direção do movimento;
- Ele exerce uma força paralela ao campo;
- Ele aumenta a energia cinética da partícula;
- Ele não altera o módulo do momento linear da partícula;
Qual(is) é(são) as informações verdadeira(s)?
- Nenhuma delas;
- II e IV;
- Apenas I;
- Apenas III;
- I e V;
No circuito da figura, a chave S é fechada em . Qual é a carga no capacitor quando ?
- ;
- ;
- ;
- ;
- .
O circuito abaixo mostra quatros resistores e quatro amperímetros ligados a uma fonte de fem . Sabe-se que a corrente no amperímetro A1 é e que a corrente no amperímetro A2 é . Se a resistência de é dada, que outra informação é necessária para determinar o valor de , a fem da bateria?
- A resistência ;
- As resistências de , e ;
- A leitura do amperímetro A4 e o valor da resistência de ;
- A leitura do amperímetro A4 e o valor da resistência ;
- A leitura do amperímetro A4.
Uma partícula de massa e carga , movendo-se no plano da página, é acelerada a partir do repouso através de uma diferença de potencial entre duas placas paralelas, como mostrado na região 1 da figura abaixo. A partícula passa por um orifício na placa da direita e penetra na região 2, onde há um campo magnético uniforme , perpendicular ao plano da página. Após descrever uma trajetória semicircular, a partícula atinge um detector. Em termos dos parâmetros dados e desprezando a ação da gravidade, determine:
- O sinal da carga da partícula. Justifique.
- O sentido do campo magnético. Justifique.
- A velocidade da partícula ao entrar na região do campo.
- O vetor força exercida sobre a partícula pelo campo magnético no instante em que ela atinge o detector.
- A distância do orifício ao detector.