Uma barra metálica neutra está se movendo com velocidade constante para a direita, em uma região onde há um campo magnético constante apontando perpendicularmente para fora da página. Qual dos seguintes diagramas descreve melhor a distribuição de cargas na superfície da barra metálica?

  1. A;
  2. B;
  3. C;
  4. D;
  5. E.

Passo 1

Para ver para onde vão as cargas positivas e negativas da barra metálica, vamos começar olhando para o produto vetorial  v →   ×   B → , que a gente sabe que entra na expressão para a força magnética.

Olhando para a figura, vemos, pela regra da mão direita, que esse produto vetorial tem a direção da barra e sentido apontando para baixo, já que o campo é perpendicular ao plano da página e está saindo dela.

Agora, como a força magnética é dada por  F → = q   v →   ×   B → , as cargas positivas vão sofrer uma força na mesma direção e sentido do vetor  v →   ×   B → ; já as negativas no sentido contrário, ou seja, apontando para cima na barra.

Por isso, o desenho da barra E é o mais apropriado.

Resposta

Letra e.

Exercícios de Livros Relacionados

Quando a corrente em uma bobina de 8 H é igual a 3 A e aumenta para 200 A / s , determine a O fluxo magnético através da bobina e ( b ) a força eletromotriz induzida na bobina.
Determine o fluxo magnético através de um solenoide de 400 voltas que tem comprimento igual a 25,0c m , raio igual a 1,00c m e conduz uma corrente de 3,00 A .
Determine o fluxo magnético através de um solenoide de 800 voltas que tem comprimento igual a 30,0c m , raio igual a 1,00c m e conduz uma corrente de 2,00 A .
Um condutor cilíndrico longo com raio R e comprimento L conduz uma corrente I . Determine o fluxo magnético por unidade de comprimento através da área indicada na Figura 28-44.
44- Variação no campo magnético. Você está testando um novo sistema de captura de dados. Esse sistema permite registrar um gráfico da corrente em um circuito em função do tempo. Como parte do teste, v