Final de Química 2 da UFPE - 2019.1
Química 2 - UFPE
Suponha que o radionuclídeo Co – 60 reaja com 6 íons CN- para formar o íon complexo . Depois do decaimento, observa-se que um novo composto foi formado. Sabendo-se que o decaimento do Co – 60 é através de uma partícula negativa e usando uma balança de Gouy, mostre como você pode diferenciar estes compostos antes e depois do decaimento. (Esboce o diagrama de energia e faça a distribuição eletrônica nos orbitais d para os dois íons complexos)
Ver solução completaUsando o modelo da partícula na caixa unidimensional calcule o comprimento de onda da luz absorvida associado à transição eletrônica de menor energia possível para molécula de octatetraeno (CH2=CH-CH=CH-CH=CH-CH=CH2). Considere que cada átomo de carbono contribui com um elétron para as ligações duplas, cada nível energético pode ser ocupado.
Ver solução completaA energia de ionização (I) do oxigênio (O, Z = 8, é menor que a do nitrogênio . O mesmo ocorre entre o boro e o berílio , sendo estes comportamentos contrários à tendência do aumento de I com o aumento do número atômico Z. Explique estes comportamentos.
Ver solução completaO gráfico abaixo ilustra a curva de energia potencial das moléculas O2 e N2. Utilizando a teoria dos orbitais moleculares, faça os diagramas de orbitais moleculares e justifique qual das curvas deve estar associada a cada molécula. Qual molécula seria atraída por um imã? Justifique.
Ver solução completaO molibdênio metálico tem de absorver radiação com a frequência mínima de antes que ele emita um elétron de sua superfície via efeito fotoelétrico.
- Qual é a energia mínima necessária para produzir esse efeito
- Se o molibdênio é irradiado com luz com comprimento de onda de 120 nm, qual é a possível energia cinética máxima dos elétrons emitidos?