Classifique os álcoois a seguir como primário, secundário ou terciário:

Passo 1

Agora vamos pegar aqui o prieiro composto.

aqui precisamos enchergar a estrutura do álcool para visualizar melhor o carbono ao qual a hidroxila,   O H , está ligada.

Observando que a hidroxila, está ligada a um carbono que é primário, ou seja ligado a apenas 1 outro átomo de carbono, e portanto se trata de um álcool primário.

Passo 2

Nossa próxima subsância é:

Novamente é importante que consigamos chegar à sua estrutura para identificarmos o carbono ao qual a hidroxila está ligada.

Agora que temos a nossa estrutura observe que a hidroxila está ligada a um carbono secundário, isto é, um carbono que está ligado a outros 2 átomos de carbono. Esse álcool é um ácool secundário.

Passo 3

O terceiro composto da nossa série é o:

vamos procura a sua estrutrura para facilitrar nossa visualização logo.

Nessa estrutura aí observe que a hidroxila tá ligada a um carbono terciário, logo estamos falando de um álcool terciário.

Passo 4

O quarto álcool a ser analisado é o:

aí temos a hidroxila ligada a um carbono que está ligado a outros 3 átomso de carbono, se trata então de um álcool terciário.

Passo 5

O nosso ultimo álcool a ser considerado é o:

observe que nessa estrutura a hidroxila está ligada a um átomo de carbono que se liga a outros dóis átomos de carbono, portanto estamos vendo um álcool secundário.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Exercícios Resolvidos de Hidrocarbonetos e Funções Oxigenadas

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

82 Como o espectro de massas do D 2 O se compara ao descrito no texto para o H 2 O ? Veja a Técnica Principal 6, Espectrometria de Massas, que segue esta série de exercícios.
83 A ocorrência de isótopos de alguns elementos permite a fácil identificação de sua presença no espectro de massas de um composto. Por exemplo, o Br tem dois isótopos naturais com massa 79m ue81m u e
85. Polienos conjugados são hidrocarbonetos com ligações simples e duplas alternadas. Eles são comumente usados como corantes porque absorvem na faixa do visível. Duas dessas moléculas têm as fórmulas
84 Um químico trata o tolueno (metil-benzeno) com cloro na presença de um catalisador de metal. Um amostra da mistura de reação é injetada em um uma unidade GC-MS (cromatógrafo e gás-espectrômetro de
86. Quantos litros de hidrogênio, sob 1,00a t m e 298K são necessários para hidrogenar completamente (a) 1,00m o l de ciclo-hexeno, C 6 H 10 ; (b) 1,00m o l de benzeno, C 6 H 6 ? (c) Estime a entalpia