Faça um esboço para a configuração da linha elástica para a viga e carregamento abaixo:
Passo 1
Fala ai, pessoal!! Para fazer o esboço da linha elástica a gente só precisa saber de como os apoios reagem (são as condições de contorno) e de uma ideia do momento fletor na barra.
Precisamos basicamente de duas coisas então: as condições dos apoios e o momento fletor (ao menos uma ideia dele, já que não podemos calculá-lo de fato).
Passo 2
Vamos olhar as condições de contorno. Para as condições de contorno sempre vamos analisar duas coisas: o ângulo e a posição. Neste caso temos um rolete (a bolinha) e um pino ambos reagem da mesma forma, ambos fixam a posição mas estão sujeitos a alterações no ângulo (quanto maior a força maior o ângulo, por exemplo).
Com isso podemos desenhar a linha elástica:
Perceba que a barriga está sempre voltada para baixo, os apoios não possuem alteração de altura mas possuem um ângulo e o ponto que está livre possui tanto uma variação de altura quanto de angulação! É claro que esse ponto se deslocará para baixo devido a força atuante nele!
Pessoal, poderíamos chegar nesse resultado intuitivamente também. Mas quero mostrar como é a resolução padrão. Então vamos dar uma olhada no passo 3 também, que mostra como o momento fletor entra nessa história!
Passo 3
Vamos fazer a análise do momento fletor, para isso vamos fazer um esquema das forças atuantes e para que o sistema se mantenha em equilíbrio vamos ter a seguinte configuração:
Pessoal, se essa é a configuração de forças (a única possível de forma ao sistema estar em equilíbrio) vamos ter que um momento fletor positivo em todos os pontos da nossa barra. O momento fletor ficaria como algo assim olha:
O momento fletor vai ser sempre positivo, além disso será máximo no ponto . Pessoal, se o momento fletor é sempre positivo a “barriguinha” da linha elástica vai apontar sempre para baixo. Assim temos, de fato o desenho que conseguimos no passo 2: