Enunciado
Mecânica e Resistência dos Materiais - Mecânica para Engenharia: Dinâmica Volume 2 - 6ª Edição - James L. Meriam, L. Glenn Kraige- Ed: 6º - Capítulo 2.5 - Ex. 130
2/130) Uma bola é lançada horizontalmente a partir do topo de um penhasco de em A com uma velocidade de e cai no ponto . Devido a um forte vento horizontal , a bola tem uma aceleração constante no sentido negativo de . Determine o raio de curvatura da trajetória da bola em onde sua trajetória faz um ângulo de com a horizontal . Despreze qualquer efeito da resistência do ar na direção vertical .
Passo 1
Então galera , nós sabemos que o movimento vertical é uniformemente variado (MUV) , porque a aceleração do movimento é a própria gravidade , que é uma constante . Sendo assim , usaremos a equação horária da posição do MUV para acharmos o tempo de queda :
Passo 2
Nós também sabemos que o movimento horizontal é uniformemente variado , devido aação do vento . Como já sabemos o tempo de queda , podemos achar aceleração na direção horizontal através da fórmula :
Passo 3
Com os passos anteriores , vimos que a equação horária da velocidade no ponto B é dada por :
Como a trajetória faz um ângulo de 45° , temos que :
Logo ,
Para , obtemos que
Dessa forma , achamos que em
Logo ,
Passo 4
Bom galera , agora tudo ficou mais fácil . Podemos achar a aceleração normal pela fórmula :
Logo ,
Agora que temos a velocidade em B e aaceleração normal , podemos achar o raio de curvatura através da relação :
Resposta
De boa galera? Então vamos para a próxima!