A argola uniforme de peso W está suspensa pelo pino em A e uma força horizontal P é lentamente aplicada em B. Se a argola começa a deslizar em A quando o ângulo é θ = 30 ° , determine o coeficiente de atrito estático entre a argola e o pino.

Passo 1

Fala aí, galerinha do Responde aí. Tudo bem? Bora pra mais uma questão.

Primeiramente, vamos decompor o peso em uma componente normal à superfície do pino. Logo:

F N = W c o s θ

Esta força, gerará a força de atrito:

F a t = u W c o s θ

Portanto, comparando com a força P :

P = u W c o s 30 °

u = P W c o s 30

Prontinho.

Resposta

u = P W c o s 30

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A placa semicircular de 5k g gira em torno de um rolamento fixo em O que pode exercer um momento de atrito máximo de 1,2N m na placa. A força horizontal P é aplicada a uma corda enrolada em torno da p
Determine o coeficiente de atrito estático mínimo entre a bobina uniforme de 50 kg e a parede de modo que ela não deslize.
Determine a força P máxima que pode ser aplicada sem causar o movimento da caixa de 100 kg com centro de gravidade em G . O coeficiente de atrito estático no piso é μ s = 0 , 4 .
Determine a força P máxima que pode ser aplicada sem causar o movimento das duas caixas de 50 kg. O coeficiente de atrito estático entre cada caixa e o piso é μ s = 0,25 .
A haste uniforme com centro de massa em G é suportada pelas estacas A e B, que são fixadas na roda. Se o coeficiente de atrito entre a haste e os pinos for μ, determine o ângulo θ através do qual a ro