A placa semicircular de 5   k g gira em torno de um rolamento fixo em O que pode exercer um momento de atrito máximo de 1,2   N m na placa. A força horizontal P é aplicada a uma corda enrolada em torno da periferia da placa e presa em A . ( a ) Com P = 0 , determine o ângulo máximo θ para o qual o equilíbrio é possível. ( b ) A partir da posição determinada em ( a ) , calcule a força P necessária para girar o corpo no sentido anti-horário.

Passo 1

Fala galera, tudo certo? Bora fazer mais um exercício? Prometo que vai ser bem rapidinho!

O enunciado nos pede para determinar duas coisas: a o valor de máximo de θ para que o corpo de 5   k g fique em equilíbrio, considerando P = 0 e momento de atrito máximo igual a 1,2   N m ; e b o valor da força P necessário para que o corpo gire no sentido anti-horário a partir do ângulo θ determinado.

Então bora resolver! Esse exercício é bem simples, vamos começar analisando o diagrama de corpo livre da estrutura para o primeiro caso.

Onde:

W = 5 * 9,81

W = 49,05   N

E M é o momento de atrito máximo de 1,2   N m na placa.

Passo 2

O diagrama de corpo livre ajuda muito né?

Bom, para o caso a temos que P = 0 , restando apenas o peso atuando no corpo que tende a fazer a placa girar no sentido horário, então o momento de atrito está atuando no sentido anti-horário. Como foi dito que o sistema está em equilíbrio, podemos usar o somatório de momentos em torno de O para determinar o ângulo θ :

∑ M O = 0

M - W sen ⁡ θ * 4 0,2 3 π = 0

49,05 sen ⁡ θ * 4 0,2 3 π = 1,2

θ = sen - 1 ⁡ 1,2 * 3 π 49,05 * 4 * 0,2

θ = 16,75 °

Passo 3

De boa demais né? Para o item b , vamos manter esse ângulo θ = 16,75 ° e descobrir a força P mínima necessária para romper o atrito e a inércia e o corpo girar em sentido anti-horário.

Diferente do primeiro caso, aqui a força P faz o corpo girar no sentido anti-horário, então ela deve equivaler ao momento de atrito somado ao momento gerado pelo peso da placa que tendem a fazer a placa girar em sentido horário. Logo:

∑ M O = 0

P * 0,2 - M - W sen ⁡ θ * 4 0,2 3 π = 0

0,2 P = 1,2 + 49,05 sen ⁡ 16,75 ° * 4 0,2 3 π

P = 2,4 0,2

P = 12   N

Falei que ia ser tranquilo né?

Partiu pra próxima!

HYPERLINK "https://emojiterra.com/pt/rosto-piscando/"

Resposta

θ = 16,75 °

P = 12   N

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Os blocos A e B pesam 375N cada, e D pesa 150N . Usando os coeficientes de atrito estático indicados, determine a força de atrito entre os blocos A e B e entre o bloco A e o piso C .
Os blocos A e B pesam 250N e 150N , respectivamente. Usando os coeficientes de atrito estático indicados, determine o maior peso do bloco D sem causar movimento.
132- O caminhão descarrega o caixote deslizando-o para fora da plataforma elevada, conforme se move lentamente para frente, com os seus freios ativados para permitir controle. O caixote tem massa tota
122- O coeficiente de atrito estático entre a braçadeira da furadeira de bancada e a coluna vertical vale 0.30 . Se o operador esquecer-se de prender a trava, a braçadeira e a mesa deslizarão para bai
143- Refira-se ao P r o b .6 / 142 onde a massa da barra uniforme vale 3k g , L = 2m e R = 1.2m . Conforme a força P é aumentada, o ângulo de equilíbrio θ também aumenta, desde que não ocorra deslizam