Uma bola A de 200 g e uma bola B de 400 g são montadas em umabarra horizontal que gira livremente sobre um eixo vertical. As bolassão mantidas nas posições mostradas na figura por pinos. O pino quesegura B é repentinamente removido e a bola se move para a posiçãoC enquanto a barra gira. Desprezando o atrito e a massa da barra esabendo que a velocidade escalar inicial de A é m/s, determine (a) os componentes radial e transversal da aceleração da bola Bimediatamente após o pino ser retirado, (b) a aceleração da bola B relativa à barra nesse instante, (c) a velocidade escalar da bola A depoisda bola B ter atingido o batente em C.
Passo 1
E ai gurizada tudo belezinha??? O enunciado pede que a gente determine (a) os componentes radial e transversal da aceleração da bola Bimediatamente após o pino ser retirado, (b) a aceleração da bola B relativa à barra nesse instante, (c) a velocidade escalar da bola A depoisda bola B ter atingido o batente em C.
Seja r e θ coordenadas polares com a origem situada no eixo.
Restrição da haste:
θ_B= θ_A+π radiandos; θ ̇_B= (θ_A ) ̇=θ ̇; (θ_B ) ̈= (θ_A ) ̈=θ ̈.
(a) Componentes de aceleração:
Esboce os diagramas do corpo das bolas mostrando os componentes radiais e transversais das forças que atuam sobre elas. Devido ao deslizamento sem atrito de B ao longo da haste,
Componente radial de aceleração de B.
Componentes transversais de aceleração.
(1)
Uma vez que a barra não tem massa, ela deve estar em equilíbrio. Desenhe seu diagrama de corpo livre, aplicando a terceira lei de Newton.
Em: de modo a
Frente Eq. (1)
Passo 2
(b)Aceleração de B em relação a haste:
Em:
Passo 3
(C) Velocidade de A:
Substituindo ) para em cada termo de equação de momento da:
)
Integrado com respeito ao tempo,
=
Aplicando-se ao estado de localização com a bola B movida para a parada em C.
Resposta
a)
b)
c)