Enunciado

O braço ranhurado gira no plano horizontal em torno do eixo vertical fixo que passa pelo ponto O . O cursor C de 2   k g é puxado em direção a O na taxa constante de 50   m m / s tracionando o cordão S . No instante em que r = 225   m m , o braço tem uma velocidade angular no sentido anti-horário ω = 6   r a d / s e que está diminuindo na taxa de 2   r a d / s ² . Para esse instante, determine a tração T no cordão e o módulo N da força exercida sobre o cursor pelas superfícies laterais da ranhura radial lisa. Indique qual lado, A ou B , da ranhura tem contato com o cursor.

Passo 1

Vamos organizar as informações que nos deram no enunciado: A massa do cursor é m = 2   k g e a velocidade angular é ω = θ ˙ = 6   r a d / s .

A taxa com que o cordão é puxado é a derivada temporal do raio r :

r ˙ = 50 m m s = 0,05   m / s

E a taxa com que a velocidade angular diminui é (menos) a aceleração angular:

α = ω ˙ = θ ¨ = - 2 r a d s 2

Nosso primeiro objetivo é determinar a tração T no cordão.

Passo 2

Quando estiver trabalhando com coordenadas polares é uma boa ideia definir as direções tangencial e normal pelo desenho:

A força de tração está na direção do fio que puxa a massa. E ela é a única força atuando na direção r . É importante lembrar que essa imagem é uma visão de cima, portanto a força peso é perpendicular ao plano da página!

∑ F r = - T

E o sinal negativo aparece para respeitar a convenção de que o sentido positivo aponta para longe do centro da trajetória.

E pela fórmula da aceleração radial em coordenadas polares:

- T = m r ¨ - r θ ˙ 2

T = - ( 2 ) 0 - 0,225 6 2

T = 16,2   N

Passo 3

E a força normal cumpre um papel bastante parecido: ela é a única força atual na direção n !

∑ F n = m a θ

N = m ( r θ ¨ - 2 r ˙ θ ˙ )

N = 2 0,225 - 2 - 2 0,05 6 = - 2,1   N

Nesse caso N é a normal “resultante” sobre a massa, já que a princípio as duas paredes do braço poderiam estar exercendo forças de contato em direções opostas uma a outra.

O fato de que N é negativo indica que a força normal está apontando no sentido horário, ou seja, ela é a força de contato exercida pela parede B !

Resposta

A força de tração no fio é T = 16,2   N e a força normal é N = - 2,1   N exercida pelo lado B da ranhura.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O carro tem uma velocidade de 70k m / h na base da depressão quando o piloto aciona os freios, provocando uma desaceleração de 0,5g . Qual é o ângulo θ mínimo da almofada do banco para o qual um pacot
O tambor com diâmetro de 650m m gira em torno de um eixo horizontal com uma velocidade angular constante Ω = 7,5r a d / s . O pequeno bloco A não possui movimento em relação à superfície do tambor qua
O tambor rotativo de uma secadora de roupa é mostrado na figura. Determine a velocidade angular Ω do tambor que resulta na perda do contato entre as roupas e o tambor em θ = 50 ° . Assuma que as peque
O pequeno cursor A de 180g se desloca sem atrito considerável no tubo vazado, que gira em um plano horizontal com uma velocidade constante Ω = 7r a d / s . O cursor é lançado com uma velocidade inicia