(a) Calcule o trabalho feito de D a O para a força P do Problema 13.82 por integração ao longo da diagonal do cubo. (b) Usando o resultado obtido na resposta da parte b do Problema 13.82, verifique que o trabalho feito pela força conservativa ao longo da trajetória fechada OABDO é zero.
Passo 1
Podemos escrever que:
Com relação a , temos:
E com relação a , temos:
Sendo estes os componentes de .
Passo 2
Digamos que . Temos que:
Temos que , portanto:
Ao longo da diagonal, temos que , portanto:
Passo 3
O trabalho realizado por esta força sobre o caminho é dado por:
Do exercício anterior, já sabemos que:
Portanto:
Já sabemos que o trabalho realizado de para vale portanto o inverso será:
Logo:
Que corrobora a proposição de que o trabalho em um ciclo é nulo.
Resposta
Exercícios de Livros Relacionados
Usando as respostas obtidas no Problema 13.107, mostre que a órbita circular pretendida e a órbita elíptica resultante interceptam-se nas extremidades do eixo menor da órbita elíptica.
Quando o módulo lunar foi deixado à deriva após o retorno de dois dos astronautas da Apollo ao módulo de comando, que orbitava a Lua a uma altitude de 140k m , sua velocidade foi reduzida para deixá--
Sabendo que a velocidade de uma sonda espacial experimental lançada da Terra tem intensidade v A = 32,32 × 10 3k m / h no ponto A , determine a velocidade da sonda quando ela passar pelo ponto B .
Quanta energia por quilograma deve ser fornecida a um satélite a fim de colocá-lo em uma órbita circular a uma altitude de ( a ) 600 k m e ( b )6.000k m ?
Uma sonda espacial descreve uma órbita circular de raio nR com velocidade v0 em torno de uma planeta de raio R e centro O. Mostre que (a) para que a sonda espacial deixar sua órbita e atingir o planet