Enunciado
Mecânica e Resistência dos Materiais - Dinâmica: Mecânica para Engenharia - 12ª Edição - Russel C. Hibbeler- Ed: 12º - Capítulo 12.Problemas - Ex. 140
Um caminhão move-se com uma velocidade escalar de ao longo de uma estrada circular que tem um raio de . Por curta distância a partir de , sua velocidade escalar é, então, aumentada na razão de , onde é dado em metros. Determine sua velocidade escalar e a intensidade da sua aceleração no instante em que ele tenha se movido .
Passo 1
Está questão é bem simples! Como a aceleração tangencial foi dada em função da posição , para obtermos a equação da velocidade, basta resolvermos a seguinte integral:
Depois, é só substituir o valor final de , o qual é . Com o valor da velocidade, temos todos os parâmetros necessários para calcularmos as componentes tangencial e normal da aceleração, utilizando as equações da cinemática que estamos bastante acostumados!
Passo 2
Vamos começar por obter a equação da velocidade e seu valor quando . Resolvendo a integral, temos:
Portanto, quando , temos:
Passo 3
Agora, para calcularmos as componentes da aceleração, podemos substituir os valores diretamente nas suas equações. Começando pelo termo tangencial, temos:
Já para a componente normal, temos:
Portanto, calculando a intensidade da aceleração, temos: