Determinar a reação no apoio móvel e desenhar o diagrama de momento fletor para a viga com o carregamento mostrado.
Obs: determinação do diagrama de momentos parte 3
Passo 1
Para determinarmos o diagrama de momentos fletores, precisamos de todos os carregamentos e reações que obtemos no nosso item B, assim, o nosso diagrama vai ser dado por:
Como o trecho do centro da viga para o apoio B parece mais simples do que do apoio A para o centro, vamos começar por lá. Aqui podemos lembrar do seguinte:
- A carga no apoio B sendo para cima vai gerar um momento fletor que traciona as fibras da parte de baixo, ou seja, desenhamos o nosso diagrama para baixo.
- E como entre o centro e o apoio não temos nenhuma carga, podemos considerar esse trecho reto, assim, teremos que o inicio do nosso diagrama é dado por.
O trecho entre o centro e B está resolvido. Outro ponto que temos um conhecimento legal é o ponto A, porque temos um momento ali bem concentrado, e ele ainda traciona as fibras da parte de cima, e como traciona em cima, fazemos o nosso diagrama pra lá, e assim temos que:
E agora é só lembrar, se temos uma carga distribuída, temos um diagrama parabólico entre os dois pontos que definimos, assim temos que:
E agora temos outro problema, qual o ponto e a posição que ocorre o máximo momento? Isso é bem simples, como sabemos que o máximo ocorre entre A e o centro, basta descobrirmos o ponto que a carga distribuída e a reação em A chegam em zero, assim podemos definir que:
Assim sabemos que:
Assim o momento nesse ponto vai ser dado por:
Assim o nosso diagrama é dado por: