Determinar:
- A máxima tensão de cisalhamento provocada por um torque de em um eixo maciço de alumínio e de diâmetro, como indicado:
- Idem ao item a, considerando que o eixo maciço deve ser substituindo por um eixo vazado de mesmo diâmetro externo e de de diâmetro interno.
Passo 1
O item A) do nosso problema quer saber a tensão cisalhante máxima que a nossa barrinha de diâmetro 75mm será submetida quando houver um momento de 4,5 kNm submetida a ela:
Sendo assim teremos que:
Sabemos que:
Como queremos a maior tensão cisalhante, precisamos usar o valor do raio da nossa peça, e com isso teremos que:
E sabemos que o é o momento polar de inércia, sendo assim teremos que:
Substituindo teremos que:
Passo 2
Para o item B) temos a mesma barra, mas agora com uma diferença de ter um furo de diâmetro 25,4mm, isso só modifica o nosso momento polar de inércia, com isso teríamos que:
Com isso sabemos que:
Resposta
Exercícios de Livros Relacionados
Os torques mostrados são aplicados às polias A, B e C. Sabendo que os eixos têm seção cheia, determine a máxima tensão de cisalhamento (a) no eixo AB e (b) no eixo BC.
O sistema da figura é constituído por um eixo de aço com seção transversal cheia AB, com diâmetro d = 38 m m e tensão de cisalhamento admissível de 82 MPa, e por um tubo CD feito de latão com uma tens
Os eixos do conjunto de polias mostrado na figura devem ser redimensionados. Sabendo que a tensão de cisalhamento admissível em cada eixo é de 58,6 MPa, determine o menor diâmetro admissível para (a)
(a) Para uma dada tensão de cisalhamento admissível, determine a relação T / w do torque T máximo admissível e o peso da unidade de comprimento w para o eixo vazado mostrado na figura. (b) Chamado de
Um torque T de 5k i p * pés é aplicado a um eixo de alumínio de seção vazada com sua seção transversal mostrada na figura. Desprezando o efeito da concentração de tensões, determine a tensão de cisalh