Determine o ângulo entre os cabos e .
Passo 1
Para obter o ângulo desejado, é possível utilizar os vetores posição de cada direção, ou seja, de e de .
Assim, o módulo de cada vetor deverá ser determinado para, ao final, encontrar o valor do ângulo através da relação de produto escalar entre dois vetores que partem do mesmo ponto.
Passo 2
Logo, os vetores posição serão:
E:
Passo 3
Fazendo o módulo de cada vetor, tem-se as suas intensidades:
Passo 4
Agora, fazendo o produto escalar entre os dois vetores unitários:
Passo 5
Por fim, deve-se fazer a relação que irá resultar no ângulo desejado. Tal relação se dá através do produto escalar entre dois vetores que se interceptam e no qual existe um ângulo formado entre as origens desses vetores:
Rearranjando esta equação:
Resposta
Exercícios de Livros Relacionados
2.93 Sabendo que a tração é 1.890 N no cabo AB e 2.270 N no cabo AC, determine a intensidade, a direção e o sentido da resultante das forças exercidadas em A pelos dois cabos.
2.95 Para a barra do Problema 2.87 determine a intensidade, a direção e o sentido da resultante das forças exercidas pelo cabo em B sabendo que a tensão no cabo é 385 N.
2.91 Encontre a intensidade, a direção e o sentido da resultante das duas forças mostradas, sabendo que P=300N e Q=400N.
2.97 A ponta de um cabo coaxial A E é fixada ao poste A B que é ancorado pelos fios A C e A D . Sabendo que a tensão do fio A C é 670N e a resultante das forças exercidas em A pelos fios A C e A D sev
No sentido de mover um caminhão acidentado, dois cabos foram fixados em A e puxados pelos guinchos B e C como mostrado na figura. Sabendo que a tração é 10 kN no cabo AB e 7,5 kN no cabo AC, determine