Determine a força em cada membro da treliça carregada.

Passo 1

Fala galera, tudo certo? Bora fazer mais um exercício? Prometo que vai ser bem rapidinho!

O enunciado nos pede para determinar a força que cada barra da treliça está submetida devido ao peso W no nó B .

Para descobrirmos o módulo, direção e sentido das forças atuando nas barras, precisamos sempre partir de um ponto/nó que tenha uma força com módulo, direção e sentido conhecidos.

Passo 2

Lembrando que para que a treliça esteja em equilíbrio, os somatórios de forças em todos os nós devem ser nulos. Vamos começar então pelo nó B .

Para a direção x , temos somente as componentes horizontais de A B e B C , portanto, elas devem ser iguais, sendo assim:

∑ F B x = 0

B C sen ⁡ 75 ° - A B * sen ⁡ 45 ° = 0

A B = B C sen ⁡ 75 ° sen ⁡ 45 °

A B = 1,366 B C

E na direção y , as componentes verticais de A B e B C devem ser canceladas com W .

∑ F B y = 0

B C cos ⁡ 75 ° + A B * cos ⁡ 45 ° - W = 0

B C cos ⁡ 75 ° + 1,366 B C * cos ⁡ 45 ° = W

B C cos ⁡ 75 ° + 1,366 cos ⁡ 45 ° = W

B C = W cos ⁡ 75 ° + 1,366 cos ⁡ 45 °

B C = 0,817 W   ( C )

∴ A B = 1,366 * 0,817 W

A B = 1,116 W   ( T )

Sempre que uma força apontar para o nó ela é de compressão ( C ) , ou seja, tende a comprimir a barra. Se apontar para fora, ela é de tração ( T ) e tende a alongar a barra.

Passo 3

Até aqui bem tranquilo né? Já temos as forças nas barras A B e B C , só precisamos descobrir então a força na barra A C que pode ser facilmente obtida analisando o nó C .

Aqui temos, por geometria, que o ângulo entre B C → e A C → é 45 ° e que F C → e A C → são perpendiculares, então B C → é a resultante entre F C → e A C → e o ângulo entre B C → e a linha de ação de F C → também é 45 ° . Então A C pode ser obtida por:

A C = B C sen ⁡ 45 °

A C = 0,817 W * sen ⁡ 45 °

A C = 0,578 W   ( T )

Já acabou! Da pra acredita? Hahaha

Ufa! Essa já foi hein? Partiu pra próxima!

HYPERLINK "https://emojiterra.com/pt/rosto-piscando/"

Resposta

A B = 1,116 W   ( T )

A C = 0,578 W   ( T )

B C = 0,817 W   ( C )

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma cablagem é feita pela passagem de dois ou três fios em torno de cavilhas de diâmetro 50m m montadas em uma placa de compensado de madeira. Se a força de cada fio é 12N , determine o binário result
As cordas A B e B C são duas das cordas usadas para suportar uma barraca. As cordas estão fixadas a uma estaca em B . Se a tensão na corda A B é 540N , determine a o ângulo entre a corda A B e a estac
Um fazendeiro utiliza cabos e guinchos B e E para aprumar uma lateral de um pequeno celeiro. Sabendo que a soma dos momentos em relação ao eixo x das forças exercidas pelos cabos sobre o celeiro nos p
Dois caixotes, de massa 350 kg cada, são colocados na caçamba de uma caminhonete de 1.400 kg. Determine as reações em cda uma ds duas (a) rodas traseiras A, (b) rodas dianteiras B.Figura P4.5
Para o apoio e o carregamento do Problema 4.7, determine a menor distância a para a qual o apoio não se move.