Determine o momento da força em relação ao ponto O .

Passo 1

Para determinar o momento da força, é necessário determinar a distância do ponto O até o ponto de atuação da força onde o momento será aplicado. Assim, os eixos x e y serão considerados respectivamente ao longo da barra e perpendicularmente à ela como mostrado no diagrama de corpo livre a seguir:

Logo, para a componente horizontal da força, a distância até o braço do momento será de:

d x = 2   m

E para a componente vertical será de:

d y = 5   m

Passo 2

Portanto, assumindo que os momentos positivos atuem no sentido anti-horário e lembrando que o momento gerado por uma força a uma distância d do ponto de referência é dado por:

M = F ∙ d

Temos que o momento da força em relação ao ponto O é:

M O = F x ∙ d x + F y ∙ d y

Tal que:

M O = - 100   N 4 5 2   m - 100   N 3 5 5   m

Portanto:

M O = - 460   N . m

O sinal negativo no resultado indica que o momento agirá no sentido contrário ao sentido escolhido, ou seja, agirá no sentido horário.

Resposta

M = 460   N . m no sentido horário.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Se A , B e D são vetores, prove a propriedade distributiva para o produto vetorial, ou seja, A × B + D = A × B + ( A × D ) .
Prove a identidade do produto triplo escalar A * B xx C = A xx B * C .
Se θ = 45 ° , determine o momento produzido pela força de 4k N em relação ao ponto A .
Dois garotos empurram o portão como mostrado. Se o garoto em B exerce uma força F B = 150N , determine a intensidade da força F A que o garoto em A precisa exercer para impedir que o portão gire. Desp
As pinças são usadas para prender as extremidades do tubo de perfuração P . Se um torque (momento) M P = 1200N ∙ m é necessário em P para girar o tubo, determine a força que precisa ser aplicada no ca