Determine o momento da força em relação ao ponto O.

Fonte: Estática Mecânica para Engenharia – 14ª ed

Passo 1

Fala aí, ainda estamos nos primeiros exercícios do capítulo 4, dessa disciplina maravilhosa que é Estática!

Para início de resoluções das questões, tenhamos sempre algo conosco: o diagrama do corpo livre é essencial para o entendimento e para a resolução das questões.

A segunda coisa é que nunca devemos esquecer que o momento de uma força é sempre o produto da força pela distância horizontal que esta está aplicada do ponto de referência. E detalhe: o ângulo entre essa força e a linha horizontal é sempre 90 0 .

M 0 = F * d

Passo 2

Assim, analisemos o diagrama:

Assim, devemos atentar que as duas forças resultantes irão impactar no cálculo do momento, pois a espessura da barra foi dada (0,25 m):

Então:

M O = 60 * s e n 20 * 2,5 + 60 * c o s 20 * 0,25                 → M O = 125   k N ⋅ m

Resposta

Portanto:

M O = 125   k N ⋅ m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Se o momento produzido pela força de 4k N em relação ao ponto A é 10k N . m no sentido horário, determine o ângulo θ , onde 0 ° ≤ θ ≤ 90 ° .
Se A , B e D são vetores, prove a propriedade distributiva para o produto vetorial, ou seja, A × B + D = A × B + ( A × D ) .
Prove a identidade do produto triplo escalar A * B xx C = A xx B * C .
Se θ = 45 ° , determine o momento produzido pela força de 4k N em relação ao ponto A .
Dois garotos empurram o portão como mostrado. Se o garoto em B exerce uma força F B = 150N , determine a intensidade da força F A que o garoto em A precisa exercer para impedir que o portão gire. Desp