Determine o sistema força-binário equivalente na origem  O  para cada um dos três casos de forças sendo aplicadas nas arestas de uma placa quadrada de lado  b .

Passo 1

E aí meus queridos, tudo bem com vocês? Preparados pra mais uma questãozinha?

Prestem bastante atenção que essa questão é relativamente rapidinha, porém, precisa de um pouco da nossa atenção para que a gente não se perca no meio do caminho. Pois bem, o procedimento para cada um dos itens será encontrar a resultante e o binário para cada uma das situações em relação ao ponto O . Sendo assim, para o primeiro caso nós vamos ter

R = - F j - F j = - 2 F j

Adotando o sentido anti-horário como positivo vamos ter para o momento

M 0 = F ⋅ d 2 - F ⋅ d 2 = 0

Passo 2

Procedendo de igual maneira, para o segundo caso, vamos ter

R = - F i + F i = 0

Já para o momento teremos

M 0 = F ⋅ d 2 + F ⋅ d 2 = F d   k

Passo 3

Para o último item também procederemos igual aos itens anteriores, então, teremos

R = - F i + F j

Agora para o momento nós teremos

M 0 = F ⋅ d 2 - F ⋅ d 2 = 0

Pronto, tá resolvido nosso exercício.

Resposta

a   R = - 2 F j ,     M 0 = 0  

b   R = 0 ,     M 0 = F d   k

c   R = - F i + F j ,     M 0 = 0

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um cabo esticado entre os suportes fixos A e B está sob uma tração T de 900N . Usando os vetores unitários i e j expresse a tração como um vetor; primeiramente como uma força T A atuando em A e, em se
Determine o módulo F s da força trativa atuando na mola, para que a resultante de F s e de F seja uma força vertical. Determine o módulo R dessa força resultante vertical.
Para o mecanismo do Prob. 2/9, determine os componentes escalares P t e P n de P , que são tangente e normal, respectivamente, à manivela B C .
Determine a resultante R das duas forças mostradas(a) aplicando a regra do paralelogramo para a adição vetorial e(b) somando as componentes escalares.
Uma força F de módulo 800N é aplicada ao ponto C da barra A B , como mostrado. Determine os componentes x - y e n - t de F .