Enunciado
Mecânica e Resistência dos Materiais - Resistência dos materiais - 7ª Edição - Russel C. Hibbeler- Ed: 7º - Capítulo 5.Problemas - Ex. 79
O eixo é composto por uma seção maciça de aço e uma porção tubular feita de aço com núcleo de latão. Se o eixo estiver preso a um apoio rígido e for aplicado um torque a ele em , determine o ângulo de torção que ocorre em e calcule a tensão de cisalhamento máxima e a deformação por cisalhamento máxima no latão e no aço. Considere , .
Passo 1
E aí, pessoal!
O que a gente tem aqui é um eixo que até é feito de aço, e depois até é feito de aço com núcleo de latão. Então esses dois materiais vão produzir torques para reagir ao torque aplicado em .
Por termos essas duas reações diferentes, isso é um problema estaticamente indeterminado. Vamos precisar compatibilidade de ângulos.
Vamos começar o problema anotando os dados que foram fornecidos:
Vamos seguir!
Passo 2
Efetuando o somatório dos momentos que atuam no eixo, temos:
Quando o eixo for submetido aos torques, o ângulo de torção do aço e do latão no segmento será o mesmo, pois nesse intervalo os materiais estão concêntricos, isso é, o latão e o aço estão presos e só podem rotacionar juntos, por isso, o ângulo de torção será o mesmo.
Em que, momento polar de inércia, , para o eixo é dado por:
E para o tubo:
Podemos cortar os termos que são iguais nos dois membros, já que . Substituindo e simplificando, temos:
Passo 3
Substituindo na equação que chegamos fazendo o somatório dos momentos, temos:
Passo 4
Vamos calcular agora o ângulo de torção em .
Como temos aço em seções diferentes, vamos escrever:
Convertendo para graus:
Aqui ficamos diferentes do gabarito, mas tá certinho, ok?
Passo 5
Para encontramos a tensão de cisalhamento máxima usamos:
A tensão máxima no aço vai ocorrer no segmento CB que é tubular (menor área causa maior tensão para um mesmo carregamento). Calculando:
No latão, a tensão máxima é:
Passo 6
Último passo, calcular a deformação por cisalhamento nos dois materiais. Ela é dada por:
Como as tensões no material permanecem abaixo dos limites de proporcionalidade e elasticidade (Lei de Hooke), podemos fazer:
Para o aço:
Para o latão: