Um eixo maciço de aço de de diâmetro, gira com uma frequência de . Determinar a máxima potência que o eixo pode transmitir, sabendo-se que a tensão de cisalhamento admissível é de e que o ângulo de torção não deve exceder a .
Passo 1
A gente tem dois critérios de projeto: a tensão máxima admissível é e o ângulo de torção deve ser menor que . Queremos a máxima potência que pode ser transmitida para essas condições.
Nossos dados são:
- frequência de rotação:
- temos um eixo maciço de diâmetro: , logo o raio é:
-
Vem comigo!
Passo 2
Para um eixo maciço, temos que:
A gente consegue escrever uma relação entre a tensão máxima, o torque produzido nessa situação e o raio do eixo, pela expressão:
Substituindo nossos dados, achamos o torque máximo para essa tensão:
Passo 3
Vamos achar a potência máxima nesse eixo, pela relação:
Substituindo os dados do nosso problema:
Beleza! Essa é a potência que a gente achou por um critério de projeto, a tensão máxima admissível.
Passo 4
Precisamos testar o critério que falta: o ângulo de torção máximo.
Só que a gente tem um probleminha. A única forma de testar esse critério é pela relação:
Daí a gente tira a torção , que pode ser jogada na fórmula da potência. Aí no final a gente escolhe a menor potência entre esses dois critérios, porque quando maior a potência, mais resistente o elemento deve ser.
Só que o enunciado não deu para gente o valor do comprimento do eixo . É um problema no enunciado mesmo. ☹ Então o que a gente vai fazer é escolher como resposta a única potência que a gente encontrou, tudo bem?
Fica igual ao gabarito. E se cair algo parecido na sua prova, com os dados certinhos, você tem uma ideia do que fazer, belezinha?