Enunciado

O elemento BD exerce sobre o elemento ABC uma força P dirigida ao longo da linha BD. Sabendo que P deve ter um componente vertical de 1068 N, determine ( a ) a intensidade da força P, ( b ) sua componente horizontal.

Passo 1

Vamos começar o exercício desenhando o diagrama de corpo livre para a parte do membro ABC

Agora vamos usar trigonometria para descobrir o valor de P:

s e n 40 ° = 1068 P → P = 1661,5   N

Passo 2

Agora, usando trigonometria novamente, vamos encontrar o valor de P x :

tg ⁡ 40 ° = 1068 P x → P x = 1272,8   N

Resposta

P = 1661,5   N

P x = 1272,8   N

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A força F em um módulo de 800N . Expresse F como um vetor, em termos dos vetores unitáriosi e j . Identifique os componentes escalares de F em x e y .
No projeto de um mecanismo de controle é determinado que a barra A B transmite uma força P de 260N à manivela B C . Determine os componentes escalares x e y de P .
O módulo da força F é 6 00N . Expresse F como um vetor, em termos dos vetores unitáriosi e j . Identifique os componentes escalares e vetoriais de F .
Os dois elementos estruturais, um sob tração e o outro sob compressão, exercem as forças indicadas no nó O . Determine o módulo da resultante R das duas forças e o ângulo θ que R faz com o eixo x posi
Um cabo esticado entre os suportes fixos A e B está sob uma tração T de 900N . Usando os vetores unitários i e j expresse a tração como um vetor; primeiramente como uma força T A atuando em A e, em se