Para o elemento mecânico mostrado na figura, determine a coordenada y do centro de gravidade.

Passo 1

Bom galera, o problema quer que a gente encontre o centro de gravidade y - do corpo da figura, que pode ser encontrada com essa fórmula básica do centroide:

y - = y - V V

A gente vai separar nosso corpo bem assim:

Passo 2

Show de bola, nós então montamos uma tabelinha simples com os volumes e os y - de cada solido que a gente conseguir separar pra facilitar, esse y - a gente encontrar lá no final do livro, então bora:

Passo 3

Então, a gente aplica aquela formula básica:

y - = y - V V

→ y - = 3920280 204967,2

→ y - = 19,13   m m

Resposta

y - = 19,13   m m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine as coordenadas x e y do centroide da área sombreada.
Determine por inspeção, o quadrante no qual está localizado o centro de massa da área sombreada. Determine, em seguida, as coordenadas do centroide. O centro da placa está localizado em M.
Os dois segmentos superiores do conjunto de barras esbeltas uniformes, soldadas em Y, tem uma massa por unidade de comprimento de 0,3k g / m , enquanto o segmento inferior tem uma massa de 0,5k g / m
Qual é a diferença entre a notação científica e a notação de engenharia, ao escrever valores numéricos? Qual é a vantagem de cada uma dessas notações?
Qual é a diferença entre grandeza escalar e grandeza vetorial? Quais são as diferenças entre vetor livre, vetor deslizante e vetor fixo? Como exemplificar?