A extremidade A da haste está presa por um pino e acoplada a uma mola de torção de rigidez k que mede o torque por radiano de rotação da mola. Se uma força P for sempre aplicada perpendicularmente à extremidade da haste, determine o deslocamento da força. EI é constante.

Passo 1

Fala aí galera, partiu resolver outra questão de resmat. Sabemos que a engenharia ama tabelas, logo, os procedimentos feitos até agora, aquelas integrais malucas, estão todos tabelados. Essa seção do livro nos faz trabalhar com as tabelas, para utilizar as fórmulas. Obviamente, essas fórmulas são geralmente dadas quando a questão quer que a gente utilize.

Para este caso, temos que:

∆ = ∆ ' + ∆ ' '

Aplicando-se o somatório de momentos em A e igualando a 0, teremos:

K θ = P L

Logo, podemos calcular as seguintes deformações:

∆ ' = L θ - L P L K = P L 2 K

∆ ' ' = P L 3 3 E I

Logo, teremos:

∆ = ∆ ' + ∆ ' ' = P L 2 1 k + 1 3 E I

Resposta

∆ = P L 2 1 k + 1 3 E I

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine a deflexão na extremidade B da tira de aço A-36. A rigidez da mola é k = 2 N/mm. A barra tem 5 mm de largura e 10 mm de altura. Alem disso, trace dos diagramas de força cortante e momento fl
Utilizando o método da superposição, determine o valor de M 0 em termos da carga distribuída w e da dimensão a, de modo que a deflexão no centro da viga seja nula. EI é constante.
A viga com perfil W 200 × 36 simplesmente apoiada é submetida à carga mostrada na figura. Utilizando o método da superposição, determine a deflexão em seu centro C. A viga é feita de aço A-36.
A viga em balanço com perfil W360 × 64 feita de aço A-36 é submetida à carga mostrada na figura. Determine o deslocamento em C.
A viga em balanço com perfil W200 × 71 feita de aço A-36 é submetida à carga mostrada na figura. Determine o deslocamento em A. W200 × 71 I X = 76,6 × 10 6 m m 4 .