Faça um gráfico da intensidade da tensão de cisalhamento distribuída na seção transversal da escora se ela for submetida a uma força de cisalhamento .
Passo 1
Dados da questão:
A questão pede: O gráfico de cisalhamento.
Para calcular a tensão de cisalhamento usaremos a Equação 7.3, e pra aplicar essa equação vamos precisar calcular o Momento de Inércia e o Momento Estático . Não será preciso calcular o centroide, pois como a figura é perfeitamente simétrica o centroide fica no centro.
Por definição, a tensão de cisalhamento parte do zero e cresce ao longo da seção de maneira parabólica e crescente até o centroide, e depois decrescesse até zero novamente.
Mas observe que a nossa seção possui uma mudança brusca de espessura. O resultado disso é que na região da mudança de espessura, iremos calcular a seção duas vezes, considerando cada uma das espessuras. O resultado final será um gráfico semelhante a imagem abaixo:
O nosso objetivo será calcular essas três tensões em destaque!
Passo 2
Vamos começar calculando o Momento de Inércia!
Observe a figura abaixo. Podemos facilmente calcular o momento de inércia da figura, subtraindo o momento de inércia da figura laranja pelas duas figuras verdes.
Passo 3
Agora vamos calcular os Momentos Estáticos nos pontos de interesse.
O primeiro ponto de interesse é o ponto A. O momento estático é representado pela área em azul abaixo:
Momento estático máximo:
Passo 4
Agora basta aplicar a Equação 7.3 nos pontos de interesse
PONTO :
PONTO :
PONTO MÁXIMO:
Passo 5
Agora só aplicar os valores no nosso gráfico: