Enunciado
Mecânica e Resistência dos Materiais - Resistência dos materiais - 7ª Edição - Russel C. Hibbeler- Ed: 7º - Capítulo 7.Problemas - Ex. 19
Faça uma representação gráfica da distribuição da tensão de cisalhamento na seção transversal de uma haste com raio c. Quantas vezes a tensão de cisalhamento máxima é maior que a tensão de cisalhamento média que age na seção transversal?
Passo 1
Neste primeiro passo, vamos pensar um pouco sobre o cisalhamento. Sabemos que a tensão aumenta junto com o momento estático, então (em uma seção constante) quanto mais próximo do centroide maior a tensão! Mas no caso de uma seção circular, a espessura aumenta também, e o aumento da espessura diminui a tensão.
Então a pergunta que temos que responder é: “Em que ponto da seção circular atinge-se a tensão máxima?”
Bem, se lembrarmos das aulas de cálculo, sabemos que quando derivamos uma função podemos encontrar seu ponto máximo. Então, vamos desenvolver uma função que represente a tensão sobre a seção circular e depois podemos derivar e igualar a zero para encontrar o ponto máximo
Passo 2
Então vamos começar calculando o momento de inércia, pois este é um valor constante.
E a área da circunferência é
Passo 3
Agora vamos fazer uma função que represente o momento estático.
Primeiro vamos imaginar uma seção sobre a circunferência, de espessura infinitesimal , a uma distância do centro e de base .
Podemos usar o teorema de pitágoras para determinar em função de e .
Passo 4
Com isso, podemos determinar o momento estático como uma soma do momento estático dessas “tiras” infinitesimais, isso é expresso pela integral da equação 7.2 do livro texto.
Vamos determinar a área de uma “tira” como:
Vamos substituir o valor da área na integral. Para gerar uma função para o momento estático integramos a partir de um ponto qualquer até atingir o raio .
Efetuando a integral:
Chegamos na expressão:
NOTA: a integral se dá de “ à c” e não ao contrário. Pois observe que o sentido de crescimento de é do centro até o tamanho do raio
Passo 5
Agora aplicamos isso na equação 7.3
Chegamos a uma função que representa a tensão em qualquer ponto da seção circular.
Passo 6
Para encontrar a tensão máxima vamos derivar a equação e igualar a zero:
Então o ponto onde a tensão é máxima é:
Aplicando na equação:
Passo 7
Para calcular a tensão de cisalhamento média utilizamos a equação geral da tensão:
Passo 8
Concluímos a questão dividindo as tensões uma pela outra