Enunciado

Uma grande caixa, com 200 kg de massa, é empurrada pelo piso usando uma série de roletes com 150 mm de diâmetro para os quais o coeficiente de resistência ao rolamento é 3 mm no piso e 7 mm na superfície inferior da caixa. Determine a força horizontal P necessária para empurrar a caixa para a frente a uma velocidade constante. Dica: use o resultado do Problema 8.130.

Passo 1

E aí Pessoal, tudo bem? Vamos dar início a mais uma questão juntos!

Esta é uma questão muito estranha. A dica dela é utilizar o resultado de uma questão que a gente ainda nem fez, que está depois dessa questão! Como que pode isso?!?!

Bom, apesar disso tudo, aqui é basicamente um caso aplicado da questão 8.130. Nessa questão a gente obtêm a seguinte relação:

P = W a A + a B 2 r

E o nosso trabalho aqui é identificar cada um destes termos.

Para a nossa alegria, eles são bem fáceis. O peso da caixa é W = 200 ⋅ 9,81 = 1962   N . Já as resistências ao rolamento são a A = 7   m m e a B = 3   m m . Por fim, o raio da roda é r = 75   m m .

Então, a força P será:

P = 1962 ⋅ 7 + 3 2 ⋅ 75 = 131   N

E assim finalizamos a questão!

Resposta

P = 131   N

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um mancal radial para um eixo sob uma carga axial L é projetado como um copo esférico parcial de raio r . Se a pressão entre as superfícies do mancal em qualquer ponto varia de acordo com p = p 0 cos
Determine a expressão para o torque M necessário para girar o eixo cuja pressão axial L é sustentada por um mancal cômico. O coeficiente de atrito é μ , e a pressão no mancal é constante.
Os blocos de 10 kg e de 25 kg estão presos por uma corda pendurada sobre a superfície curva fixa. Se o sistema está no limiar de escorregar, calcule o coeficiente de atrito entre a corda e a superfíci
Um marinheiro ajusta uma corda que impede que um barco se desloque ao longo de uma doca. Se ele puxa com uma força de 200 N a corda que está enrolada 1 ¼ de volta no mourão, que força T ele conseguirá
Determine a força P necessária para ( a ) levantar e ( b ) abaixar o cilindro de peso W a uma velocidade constante baixa. O coeficiente de atrito entre a corda e o eixo fixo vale 0,4.