Exercícios de Mancais - Lista de Exercícios Resolvida
Questão 1
O peso do tambor e de seu cabo é de e o coeficiente de atrito para o mancal vale . Determine a força necessária para suspender o cilindro de se o atrito no mancal é desprezível e incluído na análise. O peso do eixo é desprezível.
Ver solução completaQuestão 2
O disco circular é colocado sobre o topo do disco e submetido a uma força compressiva de . Os diâmetros de e valem e, respectivamente, e a pressão em cada disco é constante em toda a superfície. Se o coeficiente de atrito entre e vale , determine o momento que fará com que deslize sobre . Além disso, qual é o coeficiente de atrito mínimo entre e a superfície de apoio que impedirá que gire?
Ver solução completaQuestão 3
Determine a força trativa no cabo para suspender a carga de se o coeficiente de atrito para o mancal de vale . Determine, também, a força trativa na seção estacionária do cabo. As massas do cabo e da polia são pequenas e podem ser desprezadas.
Ver solução completaQuestão 4
Determine a expressão para o torque necessário para girar o eixo cuja pressão axial é sustentada por um mancal cônico. O coeficiente de atrito é e a pressão no mancal é constante.
Ver solução completaQuestão 5
Calcule o torque necessário para girar o carretel de cabo telefônico de no sentido horário contra a força trativa de no cabo. O diâmetro do mancal vale e o coeficiente de atrito para o mancal é
Ver solução completaQuestão 6
Os dois rotores estão montados no mesmo eixo, que está apoiado por um mancal radial entre eles. Cada rotor tem uma massa de e o diâmetro do eixo vale Se um momento de é necessário para manter a rotação dos rotores e do eixo em uma velocidade constante baixa, calcule:
- O coeficiente de atrito no mancal.
- O raio do círculo de atrito.
Questão 7
Cada uma das quatro rodas do veículo tem uma massa de e está montada em um eixo de de diâmetro. A massa total do veículo é , incluindo as rodas, e está distribuída igualmente pelas quatro rodas. Se uma força é necessária para manter o veículo rodando sob uma velocidade constante baixa sobre uma superfície horizontal, calcule o coeficiente de atrito que existe nos mancais das rodas. (Sugestão: Desenhe um diagrama de corpo livre completo para uma roda.)
Ver solução completaQuestão 8
O caixote de é abaixado para uma câmara de armazenamento subterrânea em um elevador de dois parafusos projetado como mostrado. Cada parafuso tem uma massa de , um diâmetro médio de e uma rosca quadrada simples com um passo de . Os parafusos são girados em sincronismo por uma unidade motorizada na base do dispositivo. Toda a massa do caixote, dos parafusos e da plataforma de do elevador é sustentada uniformemente por mancais radiais planos em , cada um tendo um diâmetro externo de e um diâmetro interno de . A pressão nos mancais é considerada uniforme sobre toda a superfície dos mancais. Se o coeficiente de atrito para os mancais radiais e os parafusos em vale , calcule o torque que deve ser aplicado a cada parafuso para suspender o elevador e para abaixar o elevador.
Ver solução completa