A haste curvada tem raio r e está presa em B. Determine as cargas internas resultantes que agem na seção transversal que passa pelo ponto A, o qual está localizado a um ângulo θ em relação à horizontal.

Passo 1

Falaa, querido! A gente quer as cargas internas na seção A .

Nesse tipo de questão, o bizu é a gente cortar a nossa peça nessa seção e olhar só para o lado dela que a gente já tem todas as informações (todas as forças atuando), posicionar as componentes dos esforços internos nela, achar eles pelas equações de equilíbrio.

Vamos fazer isso!

Primeiramente, vamos desenhar o diagrama de corpo livre para vizualizar melhor a situação. A gente vai olhar só para o lado direito onde a força é P .

Passo 2

Vamos tratar as forças normais a seção A como o eixo x e as forças paralelas à seção como eixo y.

N = R x

V = R y

A gente precisa decompor P   nesses eixos:

P x = P   s e n 90 ° - θ = P cos ⁡ θ

P y = P cos ⁡ 90 ° - θ = P   s e n   θ

Como não temos mais nenhuma força atuante:

R x = P c o s θ

R y = P s e n ( θ )

Passo 3

Agora vamos calcular o momento atuante em A.

O eixo de A é essa linha pontilhada. Vemos que a distância do ponto de aplicação da força a esse eixo A é r - r   c o s ( θ ) .

Logo, o momento é a força vezes a distância.

M z = P r - r c o s θ = P × r ⁡ ( 1 - cos ⁡ θ )

Resposta

R x = P c o s θ

R y = P s e n ( θ )

M z = P × r ⁡ ( 1 - cos ⁡ θ )

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine as cargas internas resultantes que agem na seção transversal da estrutura nos pontos F e G . O contato em E é liso.
O eixo está apoiado em suas extremidades por dois mancais, A e B , e está sujeito às forças aplicadas às polias nele fixadas. Determine as cargas internas resultantes que agem na seção transversal que
Determine as cargas internas resultantes que agem na seção transversal que passa pelo ponto B do poste de sinalização. O poste está fixado ao solo, e uma pressão uniforme de 50N / m ² ² age perpendicu
A viga mestra A B suporta a carga na asa do avião. As cargas consideradas são a reação da roda de 175k N em C , o peso de 6k N do combustível no tanque da asa, com centro de gravidade em D, e o peso d
O cano tem massa de 12k g / m . Se ele estiver fixado à parede em A , determine as cargas internas resultantes que agem na seção transversal em B . Despreze o peso da chave C D .