Localize o centroide do fio uniforme dobrado na forma mostrada.

Passo 1

É o de sempre! Vamos dividir esse fio dobrado nos cinco pedaços dobrados. Aí a gente acha o centro de massa de cada um, e depois joga lá na fórmula do centro de massa! Vamos considerar a origem do sistema ali no encontro do pedaço de 150 m m e do pedaço de 50 m m . Vamos calcular cada centro de massa, e também a coordenada vezes o tamanho do pedaço de fio, porque vamos precisar disso na fórmula do centroide! Vai ficar assim:

Passo 2

Então beleza, já calculamos tudo! Agora é só a gente substituir na fórmula do centroide!

x - = ∑ x L ∑ L = 16500 480

x - = 34.4 m m

y - = ∑ y L ∑ L = 41200 480

y - = 85.8 m m

Resposta

x - = 34.4 m m

y - = 85.8 m m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Localize o centro de massa z - do conjunto. O hemisfério e o cone são compostos de materiais tendo densidades de 8M g / m 3 e 4M g / m 3 , respectivamente.
Localize o centro de massa para a montagem do compressor. As localizações dos centros de massa dos diversos componentes e suas massas são indicados e tabulados na figura. Quais são as reações verticai
Localize o centro de gravidade ( x - ,y - ,z -) da montagem de blocos homogêneos tendo um furo hemisférico.
Localize o centro de massa z - do conjunto. O cilindro e o cone são feitos de materiais com densidades de 5M g / m 3 e 9M g / m 3 , respectivamente.
A montagem é feita de um hemisfério de aço, ρ a ç o = 7,80M g / m 3 ç e um cilindro de alumínio, ρ a l = 2,70M g / m 3 . Determine o centro de massa da montagem se a altura do cilindro for h = 200m m