O macaco da escada do empreiteiro tem ganchos soldados A e B que se encaixam nos degraus de uma escada vertical e suportam uma extremidade de uma prancha de andaime. A caixa homogênea e a parte de uma prancha suportada pelo macaco têm uma massa combinada de 84 kg. Toda a força vertical é suportada pelo gancho em A, e os três parafusos suportam a força, mas não o torque. Calcule a força total suportada pelo parafuso em E. Compare a componente vertical da força em E com a componente vertical da força suportada pelo gancho em A.

Passo 1

E ai galerinha tudo belezinha? O enunciado pede que a gente calcule a força total suportada pelo parafuso em E. Compare a componente vertical da força em E com a componente vertical da força suportada pelo gancho em A.

Alça esquerda (com uso de simetria):

Σ M A = 0 :                 15 3 - B 0.3 = 0

B = 150   l b

  + →   Σ F = 0 :                 15 + 150 - A = 0

A = 165   l b

Passo 2

Agora na seção E-D temos:

Σ M D = 0 :                 E 3 - 150 0.7 = 0

E = 35   l b

  + →   Σ F = 0 :               - 35 - 150 + D = 0

Resposta

D = 185   l b

A = 165   l b

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine as forças nos membros CH, AH e CD da treliça carregada.
O conjunto da roda do nariz é elevado pela aplicação de um torque M para ligar BC através do eixo em B. Se o braço e a roda AO têm um peso combinado de 100 lb com centro de gravidade em G, encontre o
Todos os membros de duas forças da treliça carregada têm o mesmo comprimento. O membro BCD é uma viga rígida. Determine as forças nos membros BG e CG em termos da carga L.
Se for conhecido que o pino central A suporta metade da carga vertical mostrada, determine a força no membro BF.
O caçador de árvores corta árvores grandes perto do nível do solo e continua a agarrar o tronco. Determine a força no cilindro hidráulico AB para a posição mostrada se a árvore pesar 6000 lb. Determin