À medida que um trailer é puxado para frente, a força F = 500   N é aplicada à esfera do reboque do trailer, como mostrado. Determine o momento dessa força em relação ao ponto O .

Passo 1

Nesse caso, podemos decompor a força de 50 0   N em uma força horizontal F x para a esquerda e uma força vertical F y para baixo, conforme mostra a figura a seguir:

Sendo A o ponto de aplicação da força, temos que F x está agindo a uma distância vertical de 0,03 8   m do ponto O e F y a uma distância horizontal de 0,2 75   m , ambas para o sentido anti-horário. Logo,

M O = F x   0,03 8   m + F y   ( 0,2 75   m )

M O = 50 0   N   s e n   30 °   0,03 8   m + 50 0   N cos ⁡ 30 ° 0,2 75   m

M O = 128,6   N ∙ m

Resposta

M O = 128,6   N ∙ m (sentido anti-horário)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Para arrancar o prego em B , a força F exercida sobre o cabo do martelo precisa produzir um momento no sentido horário de 60N ∙ m em relação ao ponto A . Determine a intensidade necessária da força F
Dados os três vetores não nulos A , B e C , mostre que se A ∙ B × C = 0 , os três vetores necessitam estar no mesmo plano.
Se o momento produzido pela força de 4k N em relação ao ponto A é 10k N . m no sentido horário, determine o ângulo θ , onde 0 ° ≤ θ ≤ 90 ° .
Se A , B e D são vetores, prove a propriedade distributiva para o produto vetorial, ou seja, A × B + D = A × B + ( A × D ) .
Prove a identidade do produto triplo escalar A * B xx C = A xx B * C .