Para a montagem do Prob. 7.167, determine a tensão normal na jaqueta (a) na direção perpendicular ao eixo longitudinal da jaqueta, (b) na direção paralela a esse eixo.
Passo 1
Opaa! Fala pessoal, beleza? Bora pra mais um?! Para resolver esse exercício, vamos começar pela letra (a), calculando a tensão normal na jaqueta na direção perpendicular ao eixo longitudinal da jaqueta, para isso vamos utilizar a equação para a tensão em um vaso de parede fina, dada por:
Em que p é a pressão manométrica, r é o raio interno e t é a espessura do vaso. Agora, para a letra (b), vamos precisar calcular um somatório de forças na direção y, para poder encontrar uma expressão para a tensão nessa direção. Então bora lá!
Passo 2
Beleza! Vamos começar calculando o valor do raio interno para poder utilizar a equação da tensão descrita no passo 1. Então teremos:
Então, substituindo os valores conhecidos, temos:
Passo 3
Agora para a letra (b), precisamos aplicar o equilíbrio de forças na direção y para poder encontrar uma expressão para nessa direção. Faremos isso analisando a parede da jaqueta, para que ela fique em equilíbrio nessa direção, a força gerada pela pressão na área circular referente ao final do tubo interno até a sua parede (que chamaremos de força interna) deve ser igual a força na espessura da parede, ou seja:
Então precisamos calcular a área interna e a área da parede da jaqueta. Começando pela área interna, teremos:
Agora, a área da parede da jaqueta será dada por:
Então agora podemos substituir os valores conhecidos na equação para a tensão, onde chegaremos em:
Belezaaa!! Terminamos mais um, valeeeu!