Um par de forças é aplicado às alças do pequeno espremedor de ilhós. O bloco em desliza com atrito desprezível em uma fenda usinada na parte inferior da ferramenta. Despreze a pequena força da mola de retorno de luz e determine a força compressiva aplicada ao ilhó.
Passo 1
Fala galera, tudo certo? Bora fazer mais um exercício? Prometo que vai ser bem rapidinho!
O enunciado nos pede para determinar a força de compressão aplicada ao ilhó, devido ao par de forças de aplicados nas alças do espremedor.
Show, então bora lá! Vamos começar analisando o diagrama de corpo livre da alça .
Onde o ângulo é dado por:
Passo 2
Uma vez que a estrutura inteira está em equilíbrio, os membros separadamente também devem estar. Então podemos utilizar as equações de equilíbrio de forças e momento para descobrir as reações. Começando pelo somatório de momentos em torno de , o que elimina duas das nossas incógnitas:
Lembrando que o enunciado nos disse para ignorar a força da mola, então podemos usar as equações de equilíbrio de forças nas direções e para encontrar e
Passo 3
Tranquilinho né? Agora vamos analisar separadamente o outro lado da estrutura: o bloco com a força compressiva no ilhós, a reação normal da superfície de apoio e o atrito, que neste caso é desprezível. Fazendo o diagrama de corpo livre, temos:
Olhando pro diagrama de corpo livre ficou fácil encontrar né? Como nós já temos a reação , precisamos apenas fazer o equilíbrio de forças na direção :
Fala sério, da pra acreditar que é só isso?
Partiu pra próxima!
HYPERLINK "https://emojiterra.com/pt/rosto-piscando/"