Uma pequena esfera B de massa m é presa em uma corda inextensível de comprimento 2a, que passa em torno da cavilha A e é presa no suporte fixo O. A esfera é mantida próxima ao suporte O e liberada com velocidade inicial nula. Ela cai livremente até o ponto C, onde a corda fica esticada, e gira em um plano vertical, primeiro sobre A e depois sobre O. Determine a distância vertical da linha OD até o ponto mais alto C″ que a esfera alcançará.
Passo 1
Oi oi, meu xuxuzinho!! Tudo bem com você?? Como foi de fim de ano?? Preparado para voltar?? Então vamos lá Vamos analisar o que a nossa questão nos pede e matar essa em 10 minutos?? Bora. Bom, nosso enunciado nos pede para analisarmos a figura e dizermos qual é a distância. Parece muita coisa, mas é tranquilo. Partiu??
Passo 2
Ok, vamos aplicar os conceitos empregados no impacto entre dois corpos, ou seja, a colisão que ocorre em um espaço de tempo muito pequeno.
Assim, vamos obter um método adicional de análise denominado Princípio da Quantidade de Movimento Total dos Corpos que se conservam, e vamos observar também o Coeficiente de Restituição, ou seja, a relação que existe entre as velocidades relativas dos dois corpos, antes e depois do impacto.
A conservação de energia de B para C é dada por:
Eaii?? Chegou bem até aqui?? Então bora substituir os valores e continuar nossa conta.
Velocidade de C para C’:
Passo 3
Pronto!! Agora é só fazermos umas matemágicas aí pra achar o resultado!!