Um quadro consiste de quatro membros em forma de L,conectadas por quatro molas de torção, cada uma de uma constante k. Sabendo-se que iguais forças P são aplicadas nos pontos A e D, como mostrado, determinar a carga crítica Pcr para o sistema.

Passo 1

Fala aí, sei que esse problema tem uma cara assustadora mas não é nenhum bicho de sete cabeças não, prometo que ele vai ficar mais fácil. Vamos começar fazendo o diagrama de corpo livre, e para isso vamos separar todas as barras e analisar só uma delas.

Repare que há momentos nas extremidades causados pelas molas.

A nossa meta aqui é encontrar o peso crítico que é o peso para o qual a peça está na iminência da falha, na nossa língua é o peso relacionado as dimensões e parâmetros do problema e que sai pelas equações de equilíbrio.

Passo 2

Vamos agora definir os nossos parâmetros e então fazer uma equação de equilíbrio dos momentos para encontrar P. Olhando a figura a gente vê a seguinte relação para x:

x = L 2 s e n θ

E como esse tipo de ângulo é bem pequeno podemos dizer que:

s e n θ ≅ θ

Daí x:

x = L θ 2

Beleza, mas quem é M?

M é dado pela relação:

M = k ( 2 θ )

Nesse caso, a mola tem a liberdade de girar 2 θ e portanto a relação conhecida M = k θ sofreu essa alteração.

Enfim escolhendo o ponto E para o somatório dos momentos e fazendo de positivo o sentido anti-horário, temos:

2 k θ + 2 k θ - P x = 0

E isolando P:

P = 4 k θ x

Enfim substituindo x:

P C R   = 4 k θ L θ 2 = 8 k L

Resposta

P C R   = 8 k L

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Duas barras rígidas AC e BC são conectadas, conforme mostra a figura, a uma mola de constante k. Sabendo que a mola pode atuar tanto em tração como em compressão, determine a força crítica P c r para
10.2 Duas barras rígidas AC e BC são conectadas por um pino em C como mostra a figura. Sabendo que a mola de torção em B tem uma constante K, determine a força crítica P c r para o sistema.
10.13 Determine o raio da escora redonda de modo que as escoras redonda e quadrada tenham seção transversal de mesma área e calcule a carga crítica de cada escora. Utilize E = 200 GPa.
Determine (a) a carga crítica para a escora quadrada, (b) o raio da escora redonda para o qual ambas as escoras têm a mesma carga crítica. (c) Expresse a área da seção transversal da escora quadrada c
A haste de aço BC é conectada à barra rígida AB e ao apoio fixo em C. Sabendo que G = 11,2 × 1 0 6p s i , determine o diâmetro da haste BC para o qual a carga crítica P c r do sistema é de 80 lb.