O reboque carregado tem uma massa de 900   k g com o centro de massa em G e está preso em A a um engate em um pára-choque traseiro. Se o carro e o reboque atingem uma velocidade de 60   k m / h em uma estrada horizontal, em uma distância de 30   m a partir do repouso com aceleração constante, calcule a componente vertical da força suportada pelo engate em A . Despreze a pequena força de atrito exercida sobre as rodas relativamente leves.

Passo 1

O primeiro passa é descobrir qual é essa aceleração constante que leva o carro do repouso até a velocidade de 60   k m / h em 30   m :

v 2 = v 0 2 + 2 a Δ s

A velocidade inicial é v 0 = 0 , e a inicial é v = 60   k m / h = 16,7   m / s :

16,7 2 = ( 2 ) ( a ) ( 30 )

a = 16,7 2 60 = 4,6 3   m / s 2

Passo 2

Beleza, se essa é a aceleração do sistema inteiro, qual é a força resultante que age no centro de massa G e na direção horizontal?

F r = M a = 900 4,6 3 = 41 67   N

Vamos representar isso em um diagrama (note que as setas azuis são as forças “reais” agindo sobre o sistema, e a seta vermelha é a resultante dessas forças):

Teremos que usar a condição de equilíbrio dos momentos para encontrar A y . Vamos escrever os momentos em relação ao ponto laranja, porque dessa forma vamos anular os momentos das duas forças desconhecidas N e A x .

O momento da força resultante em relação àquele ponto é:

M r = F r 0,9 - 0,5 = 0,4   F r

E então a soma dos momentos das forças em relação a esse ponto também deve ser M :

∑ M = N 0 + A x 0 - ( A y ) ( 1,2 )

E o sinal negativo aparece em A y porque ela favorece a rotação no sentido oposto à F r . Agora vamos igualar as expressões:

∑ M = M r

- 1,2   A y = 0,4   F r

A y = - 0,4 1,2   4167 = - 1389   N

E o sinal negativo quer dizer apenas que a força age na vertical para baixo, no sentido oposto ao que representamos no nosso desenho.

Resposta

A força suportada pelo engate em A tem componente vertical de 1389   N para baixo.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O bloco A e a haste anexa têm, juntos, uma massa de 60k g e estão limitados a se deslocar ao longo da guia de 60 ° sob a ação da força aplicada de 800N . A haste uniforme horizontal possui uma massa d
Determine o módulo P e a direção θ da força necessária para transmitir uma aceleração a = 1,5m / s 2 para trás ao carrinho de mão carregado, sem rotação a partir da posição mostrada. A massa combinada
O coeficiente de atrito estático em ambas as extremidades da barra uniforme é igual a 0,40 . Determine a aceleração horizontal máxima a que o caminhão pode ter sem levar a barra a deslizar. (Sugestão:
Os testes de projeto da sequência de aterrissagem para o módulo lunar são realizados utilizando o modelo de pêndulo suspenso pelos fios paralelos A e B . Se o modelo possui uma massa de 10k g , com ce
As duas barras idênticas uniformes são livremente articuladas nas extremidades inferiores e estão apoiadas nas extremidades superiores por pequenos roletes de massa desprezível que rolam sobre um tril