Por que o resultado da soma das intensidades das forças de um sistema não costuma ser a intensidade da correspondente resultante? Em que circunstância aquele resultado é coincidente com essa intensidade?

Passo 1

Eae rapaziada, bão demais!? Vamos continuar nossos estudos vetorial sobre forças, nesse caso vamos entender um pouquinho sobre Força resultante.

A força resultante ( F r ) de um sistema de forças consiste no efeito produzido por uma força única capaz de produzir um efeito equivalente ao das várias forças aplicadas ao corpo. A força resultante de um sistema de duas ou mais forças pode determinar-se graficamente pela adição dos vetores força (adição vetorial). Que foi o que fizemos no exercício anterior (exercício 10.10.17).

Mas porque comumente não possuem a mesma intensidade? Porque vai depender da direção e sentido da aplicação das forças no sistema que você está analisando.

Passo 2

Depois que entendemos um pouquinho sobre a F r , existem três situações diferentes:

  • Sistema de forças com o mesmo ponto de aplicação, a mesma direção e o mesmo sentido;
  • Sistema de forças com o mesmo ponto de aplicação, a mesma direção, mas de sentidos contrários;
  • Sistema de forças com o mesmo ponto de aplicação, mas com direções diferentes.

No primeiro caso citado, a força resultante terá o mesmo ponto de aplicação que as forças aplicadas, a mesma direção e sentido e uma intensidade igual à soma das intensidades das forças intervenientes. E é nesse caso que a intensidade da força resultante, será a mesma intensidade da soma das forças aplicadas, pois a direção e sentido das forças são os mesmos.

No segundo caso, a força resultante terá o mesmo ponto de aplicação que as forças aplicadas, a mesma direção, o sentido da força mais intensa (maior) e uma intensidade igual à diferença das intensidades das forças intervenientes.

Por fim, no terceiro caso, a força resultante será determinada graficamente pela regra do paralelogramo. A força resultante corresponderá ao vetor que tem origem no ponto de aplicação das forças e a extremidade no vértice oposto do paralelogramo. Mas isso é assunto para uma outra hora hehe’.

Bora pro próximo exercício meus consagrados! E ótimo estudos!

Resposta

Porque vai depender da direção e sentido da aplicação das forças no sistema que você está analisando. Vai acontecer quando o sistema de forças tem o mesmo ponto de aplicação, a mesma direção e o mesmo sentido.

Exercícios de Livros Relacionados

Substitua as duas forças que atuam no sólido retangular por um torçor. Escreva o momento M → associado ao torçor como um vetor e especifique as coordenadas do ponto P no plano x - y através do qual pa
Para o sistema de duas forças do Prob. 2/157, determine as coordenadas do ponto no plano x - z por onde passa a linha de ação da resultante do sistema.
Substitua o sistema de duas forças e um binário mostrado no Prob. 2/158 por um torçor. Determine o módulo do momento M → do torçor, módulo da força R → da chave e as coordenadas do ponto P no plano x
Sabe-se que a força F da componente y exerce 90N no pino P , quando θ=30 ° e β=15 ° . Determine o módulo de força F e as componentes xd eF .
Um cabo esticado entre o suporte fixo AeB está sob uma tensão trativa de 2k N . Expresse a tensão como um vetor usando, os vetores unitários iej , primeiro, e como uma força T A atuando em A e como um