Por que o resultado da soma das intensidades das forças de um sistema não costuma ser a intensidade da correspondente resultante? Em que circunstância aquele resultado é coincidente com essa intensidade?
Passo 1
Eae rapaziada, bão demais!? Vamos continuar nossos estudos vetorial sobre forças, nesse caso vamos entender um pouquinho sobre Força resultante.
A força resultante () de um sistema de forças consiste no efeito produzido por uma força única capaz de produzir um efeito equivalente ao das várias forças aplicadas ao corpo. A força resultante de um sistema de duas ou mais forças pode determinar-se graficamente pela adição dos vetores força (adição vetorial). Que foi o que fizemos no exercício anterior (exercício 10.10.17).
Mas porque comumente não possuem a mesma intensidade? Porque vai depender da direção e sentido da aplicação das forças no sistema que você está analisando.
Passo 2
Depois que entendemos um pouquinho sobre a , existem três situações diferentes:
- Sistema de forças com o mesmo ponto de aplicação, a mesma direção e o mesmo sentido;
- Sistema de forças com o mesmo ponto de aplicação, a mesma direção, mas de sentidos contrários;
- Sistema de forças com o mesmo ponto de aplicação, mas com direções diferentes.
No primeiro caso citado, a força resultante terá o mesmo ponto de aplicação que as forças aplicadas, a mesma direção e sentido e uma intensidade igual à soma das intensidades das forças intervenientes. E é nesse caso que a intensidade da força resultante, será a mesma intensidade da soma das forças aplicadas, pois a direção e sentido das forças são os mesmos.
No segundo caso, a força resultante terá o mesmo ponto de aplicação que as forças aplicadas, a mesma direção, o sentido da força mais intensa (maior) e uma intensidade igual à diferença das intensidades das forças intervenientes.
Por fim, no terceiro caso, a força resultante será determinada graficamente pela regra do paralelogramo. A força resultante corresponderá ao vetor que tem origem no ponto de aplicação das forças e a extremidade no vértice oposto do paralelogramo. Mas isso é assunto para uma outra hora hehe’.
Bora pro próximo exercício meus consagrados! E ótimo estudos!
Resposta
Porque vai depender da direção e sentido da aplicação das forças no sistema que você está analisando. Vai acontecer quando o sistema de forças tem o mesmo ponto de aplicação, a mesma direção e o mesmo sentido.