O que é um sistema de forças coplanares? Como determinar a resultante desse sistema de

forma analítica e em procedimento gráfico?

Passo 1

Boa rapaziada! Tranquilos? Vamos dar seguimentos aos nossos estudos de vetores. E vamos definir de forma bem simples, o que são forças coplanares primeiramente.

Forças coplanares são forças que estão num plano. Então, um sistema de forças coplanares é um conjunto de forças que estão num mesmo plano, mas elas não são atuantes num mesmo ponto.

Vamos desenhar para entender melhor o que foi dito ali.

Note que as forças F 1 , F 2 , F 3 e F 4 estão no mesmo plano, mas que plano? O plano x y .

Tranquilo ne? Mas como calculamos a resultante desse role todo? Vamos ver no próximo passo hehe’.

Passo 2

Para calcularmos a resultante, basta somar todos os vetores que estão no mesmo plano. Mas espera, so isso??? Siiiim, só isso, nada de complicado meu jovem padawan. Matematicamente falando seria assim:

∑ F = F r e s u l t a n t e = F 1 + F 2 + F 3 + F 4 + … + F n

Vamos desenhar ne? A somatória de todas as forças é assim que acontece dentro do plano (partindo do nosso exemplo com 4 forças).

Viu só, muito simples!

Resposta

sistema de forças coplanares é um conjunto de forças que estão num mesmo plano, mas elas não são atuantes num mesmo ponto. Soma-se todos os vetores que estão no mesmo plano, gerando a força resultante.

Exercícios de Livros Relacionados

As três forças atuam perpendiculares à placa retangular, como mostrado. Determine os momentos M 1d eF 1 ,M 2d eF 2eM 3d eF 3 , todos em relação ao ponto O .
Substitua as três forças mostradas por um sistema força-binário equivalente no pontoA . Determine a distância d abaixo do ponto A em sua linha de ação, se as forças forem substituídas por uma força re
Quatro forças atuam no olhal, como mostrado. Se o efeito resultante delas sobre o parafuso é um esforço trativo de 3k N na direção x , determine os valores necessários de θeT .
O braço A B gira na faixa 0≤θ≤180 ° e a mola não está esticada quando θ=90 ° . Determine, em função de θ , o momento em torno de O causado pela força aplicada pela mola em B . Faça um gráfico das três
A alavanca de controle O A gira na faixa 0≤θ≤90 ° . Uma mola de torção interna exerce um momento de retorno na alavanca em torno do ponto O , dado por M = K ( θ + π / 4 ) , em que K=500N·m m / r a deθ